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Investigações sobre as licenciaturas em Física dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Protocolo do SIGProj:   291806.1612.191993.09022018
De:30/04/2018  à  27/02/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Paulo Vinícius dos Santos Rebeque
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  No presente projeto de pesquisa temos como objetivo geral investigar os processos de criação e expansão da oferta de cursos presenciais de formação inicial de professores de Física nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) de todo o país, dado que a lei de criação destas instituições estabelece o percentual de 20% de vagas para cursos de licenciatura (sobretudo nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática). O desenvolvimento de nossa pesquisa está fundamentado na articulação dos quadros conceituais da Sociologia da Ação Pública e da Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin. Nessa perspectiva, nosso esquema geral de investigação consiste na análise bakhtiniana de uma complexa cadeia de enunciados oriundos dos modos de regulação desses dispositivos de política pública, notadamente, a regulação de controle (o Estado e suas instâncias) e a regulação autônoma (atores sociais inseridos nos contextos locais). Com isso pretendemos, simultaneamente, mapear a oferta dos cursos presenciais de formação de professores em Física acima indicados, bem como analisar o contexto social, histórico e político que envolve todo esse processo de criação e expansão. Ainda, temos como objetivo específico fazer uma avaliação geral da oferta de cada um destes cursos, envolvendo indicadores como ano de criação, estudantes matriculados, estudantes concluintes, entre outros indicadores.
Palavras-chave
   políticas públicas, formação docente, professores de Física
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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