Desenvolvimento de Atividades para Ampliação do Acervo Didático do Laboratório de Ensino de Geometria do Instituto de Matemática e Estatística
Protocolo do SIGProj: 289527.1598.48657.27012018
De:31/03/2018 à 31/12/2018
Instituição
UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
EGM - Instituto de Matemática
Unidade de Origem
GGM - Departamento de Geometria
Resumo da Ação de Extensão
A ampliação do acervo do Laboratório de Ensino de Geometria (LEG) do Instituto de Matemática e Estatística visa a atender mais objetivamente os princípios norteadores da Base Nacional Comum Curricular no que se refere à elaboração de materiais pedagógicos para o ensino básico e destinados à inclusão social de deficientes visuais. O programa de ações denominado Vendo com as Mãos, consta de: pesquisa, desenvolvimento e testagem de instrumental didático-pedagógico incluindo recursos da informática e concretos, por meio da elaboração de materiais virtuais e concretos manipulativos (jogos, aparelhos, maquetes etc., criados com sucata e materiais de baixo custo); da aplicação do material pedagógico desenvolvido em cursos para licenciandos e professores (de média e longa duração); no assessoramento a professores na elaboração de material didático necessário à montagem de seus próprios laboratórios de matemática elementar. A manutenção do acervo de materiais didáticos e bibliográfico do LEG merece especial atenção. Os materiais estão sendo testados desde 2009 e em 2018, o serão no Colégio Pedro II (CPII-Niteroi) e aplicados no Ensino Básico (ênfase no Médio) e a licenciandos de Matemática (UFF). O instrumental será apresentado em eventos principalmente nos organizados pela UFF, no CPII, em pólo do CEDERJ ou pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Os bolsistas serão escolhidos entre alunos do cursos de licenciatura e bacharelado de Matemática. O presente projeto está interligado ao Curso de Especialização para Professores pois os professores Solimá Pimentel e Anne Michelle Dysman são membros de ambos. os bolsistas tem a carga horaria integrada ao curriculo.
Palavras-chave
Materiais pedagógigos, Educação Matemática, Professores, Educação Inclusiva, Deficientes visuais
Público-Alvo
Alunos, licenciandos e professores de Matemática dos ensinos fundamental e médio; alunos e professores com deficiências visuais
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
Contato
anakaleff@vm.uff.br