Introdução à lógica de programação, computação física e dispositivos móveis
Protocolo do SIGProj: 288312.1565.269283.01122017
De:01/03/2018 à 01/08/2018
Instituição
IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
GRU - Guarulhos
Resumo da Ação de Extensão
Este curso consiste em oficinas para o ensino de lógica de programação, com ênfase na programação de dispositivos móveis e de dispositivos físicos, tendo como público alvo principal professores da rede pública de ensino básico que tenham interesse em utilizar recursos tecnológicos (particularmente, robótica) em suas aulas, bem como licenciandos e graduandos de cursos tecnológicos (entretanto, qualquer pessoa
interessada em programação aplicada à robótica móvel poderá participar do projeto, desde que tenha concluído, ao menos, o primeiro ano do ensino médio).
Intenciona-se, portanto, iniciar e capacitar, minimamente, professores da rede de ensino básico e licenciandos, quanto ao uso dessas tecnologias como ferramentas pedagógicas.
Para tanto, serão utilizados: (a) plataforma Scratch e compilador de linguagem C, para ensino de noções básicas de lógica de programação; (b) plataforma AppInventor, para desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis (plataformas criadas e mantidas pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology); (c) recursos da plataforma Arduino e de uma plataforma robótica; (d) placas confeccionadas pela equipe executora do curso. As oficinas, por sua vez, são pensadas segundo metodologia que preconiza a participação ativa de todos os seus integrantes, de modo que estes possam criar seus próprios aplicativos, visualizá-los, em pleno funcionamento (em seus smartphones e tablets), e controlar dispositivos físicos.
Palavras-chave
Lógica, Programação, Robótica, Tecnologia Educacional, Formação de Professores
Público-Alvo
O curso tem como público alvo principal professores da rede pública de ensino básico que tenham interesse em utilizar recursos tecnológicos (particularmente, robótica) em suas aulas, bem como licenciandos e graduandos de cursos tecnológicos. Entretanto, qualquer pessoa interessada em programação aplicada à robótica móvel poderá participar, desde que tenha concluído, ao menos, o primeiro ano do ensino médio.
Situação
Atividade EM ANDAMENTO
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