«« Voltar
Aprendizagem de conceitos em Eletroquímica
Protocolo do SIGProj:   287851.1383.299509.01122017
De:07/01/2018  à  18/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Danielle de Oliveira Vieira
Instituição
  UFAM - Universidade Federal do Amazonas
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  UOP - Unidade de Origem Padrão
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta esta relacionada a pesquisa de tese que trata do estudo da aprendizagem de conceitos científicos na físico-química, a partir da correlação entre modelos mentais e o estudo da corrosão. Isto porque, estudar as representações mentais dos estudantes permite a compreensão de como o sujeito constrói, modifica e aplica esses conceitos, além de possibilitar a análise da proximidade destes com os conceitos científicos. Com isso, surge a questão “como os modelos mentais auxiliam o processo de construção da aprendizagem de conceitos relacionados ao conteúdo eletroquímica?”. Assim, o objetivo do curso é investigar as representações mentais dos estudantes de química acerca dos conceitos abordados em físico-química em especial, eletroquímica, analisando como estes modelos interferem e/ou contribuem na aprendizagem. E, também, realizar o processo de validação dos instrumentos de coleta de dados: questionários e entrevistas. Isto porque, os modelos mentais dos estudantes de química mostram-se importantes para análise e compreensão de como as representações de significados de físico-química acontecem na sala de aula e de como os conceitos são associados, diferenciados, construídos e reconstruídos para abstração do conhecimento científico. Os resultados e as questões elaboradas para o diagnóstico podem evidenciar as concepções dos estudantes e contribuir para a melhoria na análise e adequação dos instrumentos de pesquisa a serem aplicados no projeto de tese.
Palavras-chave
   Aprendizagem, Modelos, Conceitos, Eletroquímica
Público-Alvo
  Estudantes cursando até o segundo período de graduação em Química.
Situação
  Atividade
Contato
  
«« Voltar