«« Voltar
Física Moderna e Contemporânea nas escolas: parceria entre licenciandos e professores na construção de propostas de ensino.
Protocolo do SIGProj:   286785.1577.173065.01122017
De:28/02/2018  à  30/11/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Nilva Lúcia Lombardi Sales
Instituição
  UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Unidade Geral
  UGP - Unidade Geral Padrão
Unidade de Origem
  ICENE - Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Um dos problemas ainda existentes no ensino de Física é que os temas abordados nas aulas estão muito distantes dos temas atualmente presentes na construção dessa ciência. Ou seja, em pleno século XXI ainda se ensina apenas a física desenvolvida até o no máximo o século XIX. Existem vários indicativos presentes tanto nas orientações curriculares como nas pesquisas da área de ensino de física apontando a importância de atualizar os currículos incluindo ai temas da Física Moderna e Contemporânea (FMC). Contudo, existem também muitas dificuldades do ponto de vista do professor, tais como uma formação inadequada para isso e a falta de material de apoio disponível para isso. Para contribuir com mudanças nesse cenário pretendemos, nesse projeto, retomar e ampliar um projeto anterior desenvolver um material na forma digital, uma página web com um repositório de propostas didáticas sobre o ensino de FMC presentes na literatura da área de Ensino de Física. Além da atualização desse site (desenvolvido em 2015), pretendemos nesse projeto ampliar a discussão sobre o ensino de FMC unindo professores de física em formação e em exercício para também construir e implementar sequências de ensino de temas mais atuais nas aula de física do Ensino Médio. Dessa forma o projeto objetiva se inserir nas discussões das pesquisas sobre essa temática, contribuindo para o avanço das mesmas e ainda contribuir com a formação inicial e continuada de professores de física na perspectiva dessa atualização curricular.
Palavras-chave
   Física Moderna e Contemporânea, Formação Docente, Dialogicidade, Inovação Curricular, Ensino de Física
Público-Alvo
  O público alvo desse projeto envolve alunos da graduação e professores da educação básica na área de física, assim como seus alunos.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Como os professores de física das escolas parceiras são membros do projeto, eles são os responsáveis por divulgar as ações do projeto em suas escolas e seus alunos.
«« Voltar