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O PROTAGONISMO DOS ATORES SOCIAIS NOS RUMOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E NA CONSTRUÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS
Protocolo do SIGProj:   286768.1645.74430.19032018
De:21/03/2018  à  30/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Silvia Schiedeck
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Porto Alegre - Câmpus Porto Alegre - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Em 2009 a educação profissional no Brasil sofre uma grande transformação: é promulgada a Lei nº 11.892, criando 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e instituindo a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Esta mudança rompe com 100 anos da dualidade que permeia o ensino da classe trabalhadora e da elite. Para que esta Lei fosse aprovada várias estruturas legais tiveram que ser revogadas, novas leis e decretos instituídos. Para além destes registros documentais, questionamos: quem foram os atores por trás de tais atos? Quem foram os teóricos da educação que auxiliaram nesta construção? Quem foram os políticos que articularam as aprovações? Quais suas motivações? Que lembranças trazem destes momentos? Analisaremos entrevistas com base nas teorias oriundas dos eixos temáticos que tratam sobre memória social, discursos e narrativas, utilizando metodologia etnográfica e técnicas de observação participante, buscando recriar as relações entre a fundamentação teórica e os dados produzidos, esclarecendo e completando as lacunas da dinâmica social histórica investigada.
Palavras-chave
   Educação profissional e tecnológica, Institutos Federais, Políticas públicas educacionais, Memória social, Discurso e narrativa.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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