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DESENVOLVENDO AÇÕES EDUCATIVAS NA COMUNIDADE E ESCOLAS DO ENTORNO DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TAPACURÁ, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
Protocolo do SIGProj:   285100.1560.196503.01112017
De:02/01/2018  à  29/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Jozelia Maria de Sousa Correia
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DB - Departamento de Biologia
Resumo da Ação de Extensão
  O trabalho a ser realizado parte da premissa de que as atividades exercidas por comunidades ribeirinhas, do entorno do reservatório do Tapacurá, podem trazer a tona problemáticas de grande impacto socioambientais se contrapondo aos princípios sustentáveis. Algumas ações como desmatamento das margens, presença de resíduos sólidos, ausência de saneamento básico, entre outros, são problemas que podem estar presentes no entorno da Estação Ecológica do Tapacurá. Dessa forma, faz-se necessário uma diagnose nesta comunidade, para contextualizar ações educativas, minimizando os impactos e formando uma nova concepção baseada na sustentabilidade. O presente estudo objetiva promover ações educativas na comunidade e nas escolas do entorno da Estação Ecológica do Tapacurá - EET que promovam o conhecimento, a valorização e a conservação desta unidade ecossistêmica. O estudo será realizado na comunidade e nas escolas do entorno da EET/UFRPE ao longo do ano de 2018. As atividades seguirão as seguintes etapas: Reconhecimento e mapeamento das famílias na área do entorno do reservatório de Tapacurá; Estruturação de questionário sócio-econômico-ambiental semi-estruturado; Seleção das escolas do município de Chã de Alegria para execução das atividades educativas (banners, jogos, pranchas ilustrativas, vídeo documentário sobre a EET, montagem dos cenários das exposições sobre a fauna local). Espera-se, com esta proposta, conhecer as múltiplas realidades da comunidade do entorno da EET, visando ações integradas e sustentáveis para o fortalecimento desta relação e o reconhecimento da importância ecológica desta unidade ambiental para o bem estar social, conscientização cidadã e conservação dos recursos naturais da região.
Palavras-chave
   Educação Ambiental, sustentabilidade, comunidades ribeirinhas
Público-Alvo
  Moradores do entorno da Estação Ecológica do Tapacurá e alunos das escolas selecionadas do município de Chã de Alegria.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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