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Computação Desplugada: Estimulando o Pensamento Lógico-Computacional de Estudantes de Escolas Públicas
Protocolo do SIGProj:   284645.1560.221367.19102017
De:01/01/2018  à  29/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Roberta Macêdo Marques Gouveia
Instituição
  UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Geral
  SEDE - Campus Dois Irmãos - SEDE
Unidade de Origem
  DEINFO - Departamento de Estatística e Informática
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto propõe a articulação das áreas de computação e educação, fortalecendo a relação Universidade e Sociedade, e promovendo a interdisciplinaridade. A motivação do trabalho surge do interesse em ofertar oficinas de Computação Desplugada, a fim de favorecer o processo de ensino-aprendizagem colaborativo fundamentado nos pilares da inclusão social e digital. Dessa forma, o objetivo consiste em abordar atividades educacionais lúdicas de raciocínio lógico e tópicos fundamentais de Ciência da Computação sem o uso de computadores, buscando estimular a resolução de problemas, colaboração, pensamento analítico, tomada de decisão e criatividade dos estudantes da educação básica dos ensinos fundamental e médio da região metropolitana do Recife; e jovens das comunidades do entorno do complexo industrial portuário de Suape. A metodologia do projeto baseia-se no Toolkit Human Centered Design, cujo foco da ação são as pessoas, tendo como ciclo de desenvolvimento as fases Hear, Create e Deliver. A metodologia também está respaldada no projeto “Computer Science Unplugged”, que consiste em uma coleção de atividades didáticas sobre fundamentos da computação, cuja vantagem dessa abordagem reside na sua independência de recursos de hardware ou software. Assim, as atividades desplugadas podem ser aplicadas em localidades remotas, com infraestruturas deficitárias. Ao desenvolver tais competências e habilidades, o projeto visa contribuir com a formação dos estudantes de escolas públicas, com vistas a uma educação inclusiva. Como resultados, espera-se que o público-alvo absorva os conceitos introdutórios de computação por meio de dinâmicas e atividades práticas, buscando estimular o pensamento lógico-matemático e incentivá-lo para área da computação.
Palavras-chave
   Computação Desplugada, Aprendizagem Colaborativa, Toolkit HCD, Inclusão Sociodigital
Público-Alvo
  O público-alvo é formado por estudante da Educação Básica (Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e EJA - Educação de Jovens e Adultos) da Região Metropolitana do Recife; Adolescentes e jovens atendidos pela ONG Centro das Mulheres do Cabo (CMC); e jovens das comunidades do entorno do Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS), em especial Tatuoca. A comunidade Tatuoca vem sendo contemplada desde 2015 por meio de projetos de extensão coordenados pelo 'Grupo UFRPE Interdisciplinar em Ação', formado pela Profa. Roberta Macêdo (Departamento de Estatística e Informática), Profa. Joanna Lessa (Departamento de Educação), Profa. Lourinalda Luiza Dantas de Oliveira (Departamento de Química), Prof. Rafael Leite Braz (Departamento de Ciência Florestal). O público-alvo estimado para as ações do projeto Computação Desplugada na comunidade Tatuoca (em parceria com a ONG CMC) abrangerá aproximadamente 100 moradores. Os demais contemplados pelo projeto referem-se aos estudantes de escolas públicas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   roberta.gouveia@ufrpe.br
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