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OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA: INVESTIGAÇÕES SOBRE OS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM ENSINO DE FÍSICA (Cópia) 29-09-2017
Protocolo do SIGProj:   283504.1386.191993.29092017
De:29/09/2017  à  14/10/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Paulo Vinícius dos Santos Rebeque
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Apresentamos a seguir o projeto de doutorado Caminhos da formação continuada: investigações sobre os Mestrados Profissionais em Ensino de Física (MPEF), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis). Tal projeto tem como objetivo investigar a natureza do MPEF como política pública de formação docente: seu contexto de criação, implementação e controle de impacto, além dos possíveis impactos na trajetória formativa dos sujeitos diretamente envolvidos nesses cursos. Ao voltarmos nosso olhar para as políticas públicas de formação continuada de professores, em especial de professores de Física no âmbito dos cursos de MPEF, apresentamos os pensamentos dominantes nas políticas públicas de formação docente sob o olhar da Teoria Social de Habermas, bem como o papel do Estado e dos professores nesse contexto. Quanto à metodologia de pesquisa, nossas investigações serão guiadas pelo arcabouço teórico da metalinguística de Bakhtin. Por fim, apresentamos o cronograma de atividades a serem realizadas ao longo do projeto e um projeto de estágio de doutorado sanduíche, para o ano de 2016, junto ao Grupo de Investigação Política e Administração Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Palavras-chave
   mestrado profissional em ensino, formação continuada, políticas públicas
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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