«« Voltar
Programa Pró-Parkinson: Assistência Multiprofissional e Orientações para o Domicílio de Pessoas com Doença de Parkinson e seus Cuidadores
Protocolo do SIGProj:   277194.1384.42778.26072017
De:01/08/2017  à  01/08/2022
 
Coordenador-Extensionista
  Maria das Graças Wanderley de Sales Coriolano
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CB - CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
Unidade de Origem
  Dept-Anatomia - Anatomia Humana
Resumo da Ação de Extensão
  A doença de Parkinson (DP) é a segunda patologia neurodegenerativa mais comum no mundo, perdendo apenas para a doença de Alzheimer. É frequente em idosos e acomete mais homens do que mulheres. Estudos internacionais mostram taxas de incidência entre 1,5 e 22 casos por 100.000 pessoas-ano para todas as faixas etárias. Já para populações mais velhas, acima de 55 ou 65 anos, revelam taxas globais de incidência entre 410 e 529 casos por 100.000 pessoas-ano. Uma projeção realizada para o ano de 2030 prevê que o número de pessoas com DP deverá duplicar no mundo, sendo estimado em 12 milhões. A DP se caracteriza pela presença de sinais e sintomas motores e não motores. Dentre as características motoras, têm-se os quatro sinais cardinais da doença: bradicinesia, tremor de repouso, rigidez e instabilidade postural. Dentre os comprometimentos não motores da DP, destacam-se: disfunção cognitiva e psiquiátrica, distúrbios metabólicos, sensoriais e do sono. Estes sintomas também têm um impacto significativo na qualidade de vida e funcionalidade gerando demandas para a assistência integral. Desta forma o objetivo deste Programa é promover assistência multiprofissional e orientações para o Domicílio de Pessoas com DP e seus Cuidadores nas áreas da Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Enfermagem e Odontologia. Os pacientes com DP são convidados para participar das atividades do Programa durante a sua consulta de rotina ao Neurologista. Nesse dia são realizadas palestras sobre a doença e orientações sobre os exercícios do MANUAL DO PACIENTE COM DP que é entregue gratuitamente ao paciente.
Palavras-chave
   Doença de Parkinson, Assistência ambulatorial, Educação em saúde
Público-Alvo
  Distinguimos alguns perfis de público contemplados nas atividades do Programa. A comunidade externa, representada pelos pacientes com da Doença de Parkinson que buscam o HC / UFPE para sua consulta médica de rotina, discriminados na tabela do público-alvo como: OUTROS. Informações atualizadas do SAME registram cerca de 300 pacientes cadastrado no Serviço. Os estudantes (da UFPE e externos) de vários níveis de formação (graduação, mestrado e doutorado) e voluntários que utilizam o espaço da extensão para realização de projetos de pesquisa. E os docentes, que podem atuar como tutores, extensionistas, pesquisadores e profissional da saúde de forma integrada e multiprofissional.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar