«« Voltar
Organização do Centro de Documentação e Memória de Arraias - CDMA (Cópia) 21-06-2017
Protocolo do SIGProj:   276783.1398.91276.21062017
De:26/01/2017  à  26/01/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Magda Suely Pereira Costa
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUAR - Campus de Arraias
Unidade de Origem
  PED - PEDAGOGIA (Licenciatura)
Resumo da Ação de Extensão
  O presente Projeto de Extensão visa, a preservação do acervo presente no Centro de Documentação e Memória de Arraias, localizado na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Universitário de Arraias (UFT). Neste acervo consta documentos da antiga Universidade do Tocantins (UNITINS),processos de transição para a atual UFT até o ano de 2008. Há também uma coleção de Diários Oficiais da União de 1990 a 2000. Contudo, o alvo deste Projeto de Extensão é a coleção doada pelo Poder Judiciário do Estado do Tocantins (Comarca de Arraias) à UFT, que contém conjuntos documentais dos Séculos XVIII e XIX. Deste modo, para que esses documentos possam ser disponibilizados ao público de modo geral, há a urgente necessidade de sua digitalização, uma vez que o estado atual destes documentos é precário e não permite a sua manipulação contínua, pois encontram-se quebradiços e desgastados pelo tempo. Esta primeira fase do Projeto de Extensão está programada a instalação do bancada digitalizadora, que constará de equipamentos e softwares que permitirá o fluxo contínuo das atividades de digitalização. A periodicidade deste Projeto é semestral, devendo, ao término de cada período, ter como produto, uma proposta de publicação com ISBN para divulgação do acervo, da metodologia da pesquisa e do Grupo de Estudo, Ações que fomentarão documentalmente a História Local e região onde hoje está localizado o município de Arraias-TO. O trabalho da digitalização, fornecerá aos discentes envolvidos, bolsistas e voluntários, a aproximação com a História Local e poderá fomentar pesquisas tanto a nível de graduação quanto de pós-graduação.
Palavras-chave
   Memória, acessibilidade, conhecimento, história, Arraias.
Público-Alvo
  O Público alvo nessa fase inicial de estruturação será somente interno da instituição.Depois de estruturado poderá contar com parcerias de outras instituições externas e será destinado ao público interno e externo a Universidade.
Situação
  Atividade
Contato
   A Divulgação inicial será realizada por meio do Portal da Universidade do Tocantins.Em suas etapas posteriores outros meios poderão ser utilizados
«« Voltar