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Os Saberes do Pregoeiro na Perspectiva do Knowing in Practice (Cópia) 16-06-2017
Protocolo do SIGProj:   276440.1386.238884.16062017
De:15/06/2017  à  30/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Adriana Pancotto
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Osório - Câmpus Osório - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  A educação como um direito social constitucional, vem ocupando diferentes posições na hierarquia das ações governamentais, em decorrência das diferentes concepções ideológicas que conduziram e conduzem as políticas de cada governo. Em se tratando da educação profissional, a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), por meio da Lei 11. 892/2008, possibilitou a ampliação da sua oferta em espaços formais de educação (Oliveira, 2001). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), foram investidos mais de R$ 3,3 bilhões entre os anos de 2011 e 2014, com a entrega de mais de 200 novas unidades no Brasil. A administração Pública, regulada por um conjunto de princípios do Direito Administrativo, realiza concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado, ou seja, cumpre as finalidades públicas previsas em lei por meio de seus órgãos, agentes e atividades Públicas (Meirelles, 1998; Bittentourt, 2014). Neste passo, a conversão de bilhões de recursos orçamentários em bens e serviços, indispensáveis ao pleno funcionamento das novas unidades dos IFs e das já existentes, só foi possível graças a atuação dos servidores de diversas áreas, em especial dos “pregoeiros”, agentes de contratações públicas. Esta atividade, considerada complexa e de grande risco pela qual o pregoeiro responde individualmente, envolve uma série de conhecimentos, habilidades e atitudes. Diante de sua relevância para a Administração Pública e da ausência de estudos acerca de suas competências, proponho realizar este estudo, no âmbito dos três Institutos Federais situados no RS, sob a perspectiva do knowing in practice.
Palavras-chave
   Knowing in practice, administração pública, pregoeiros
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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