«« Voltar
APOIO À PARTICIPAÇÃO POPULAR EM INSTÂNCIAS INSTITUCIONAIS DE PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL E MEIO AMBIENTE E AO FORTALECIMENTO DE PROCESSOS DE PRODUÇÃO E GESTÃO SOCIAL DO HABITAT (Cópia) 15-06-2017
Protocolo do SIGProj:   276417.1464.266592.17112017
De:01/01/2016  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Danielle de Melo Rocha
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CAC - CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
Unidade de Origem
  Dept-Arquitetura - ARQUITETURA E URBANISMO
Resumo da Ação de Extensão
  Objetivo: Fortalecer a participação popular nas instâncias institucionais de planejamento urbano, regional e meio ambiente e os processos de produção / gestão social do Habitat. Estratégias: Co-gestão dos participantes em todas as fases dos projeto Interdisciplinaridade da ação dos universitários Ações integradas de extensão com o ensino e a pesquisa Envolvimento de estudantes de diferentes níveis acadêmicos Táticas: Diagnosticar dos pontos de estrangulamento Definir reordenamento institucional das suas instancias Capacitar os seus membros, do ponto de vista gerencial e técnico Oferecer apoio técnico para seu fortalecimento como mecanismo gestor da regularização urbanística e fundiária das ZEIS (bairros precários em processo de regularização) para assegurar a qualidade de vida dos seus moradores. Assessorar lideranças comunitárias do Conselho da Cidade do Recife, do Conselho de Meio Ambiente do Recife e do Modelo de Gestão do PREZEIS (Fórum do PREZEIS) no funcionamento das instâncias de gestão no campo da regularização urbanística e fundiária (aspectos urbanísticos, legais, sociais e gerenciais), de habitação, de planejamento urbano e de meio ambiente. Acompanhar os espaços institucionais de participação, tais como: Fórum do PREZEIS, Conselho da Cidade do Recife, Conselho de Meio Ambiente do Recife, entre outros. Participar de conferências ou seminários organizadas pelos órgãos parceiros relacionadas às temáticas (Direito à Cidade, Direitos Humanos, Mobilidade Sustentável, Planejamento Urbano e Regional). Organizar palestras, debates, seminários, rodas de diálogos para estimular a compreensão da problemática trabalhada e estimular uma ação proativa entre docentes, estudantes, parceiros e público alvo da ação.
Palavras-chave
   Regularização Urbanística, ZEIS, Gestão Democrática, Direito à Moradia e Direito à Cidade
Público-Alvo
  Conselheiros da Sociedade Civil participantes do Conselho da Cidade do Recife. Lideranças envolvidas para consolidação do habitat socialmente produzido no Conjunto autogestionado Mércia Albuquerque (Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes). Lideranças dos bairros considerados ZEIS no município do Recife, membros das COMULs, Fórum do PREZEIS e Coordenação do Fórum, além dos técnicos públicos envolvidos nos projetos de regularização urbanística e fundiária das ZEIS.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Secretaria do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós graduação em Desenvolvimento Urbano
«« Voltar