«« Voltar
Reconectando elementos de identidade: o auto-reconhecimento de mulheres negras nos territórios quilombolas da região metropolitana de Porto Alegre
Protocolo do SIGProj:   274912.1344.115937.01062017
De:31/07/2017  à  30/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Milena Silvester Quadros
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Restinga - Câmpus Restinga - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto nasce do interesse comum de mulheres que atuam em diferentes movimentos pela igualdade de gênero na cidade de Porto Alegre e região metropolitana. O objetivo é fazer movimentar nas comunidades quilombolas, bem como nas comunidades com forte presença do povo negro, um debate sobre o lugar e o papel da mulher negra e quilombola na luta pela igualdade racial e de gênero na sociedade brasileira. Atuando diretamente nas comunidades por meio de ações diversas (oficinas, rodas de conversa, cine debates, etno-radio comunitária, entre outros) e partindo de temas que articulam os elementos da identidade afro-brasileira, a intenção é ensejar o engajamento das mulheres negras na luta em defesa de si e de seus signos de identidade. Ao mesmo tempo que o projeto visa promover o auto-reconhecimento das mulheres (crianças, jovens e adultas) quanto a sua singularidade étnica, o projeto procura ampliar o espectro de pessoas comprometidas no combate às desigualdades que são interseccionalizadas por raça, classe e gênero.
Palavras-chave
   Gênero, Identidade afro-brasileira, Direitos étnicos
Público-Alvo
  O projeto está volta-se às mulheres (senhoras, jovens e crianças) que vivem nas comunidades quilombolas da região metropolitana de POA, bem como bairros periféricos com forte presença de população negra.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar