«« Voltar
Estatísticas Vitais e Sistemas de Informação em Saúde
Protocolo do SIGProj:   274601.1484.193872.31052017
De:22/10/2017  à  28/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Pauline Lorena Kale
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IESC - Instituto de Estudos de Saúde Coletiva
Resumo da Ação de Extensão
  O curso tem como objetivo apresentar a implementação, trajetória e atualidade das Estatísticas Vitais e dos respectivos Sistemas de Informações em Saúde no país contextualizando sua importância como fonte de informação para estudos epidemiológicos, monitoramento da saúde da população e fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Os instrumentos, fluxos de informações e um painel de indicadores de saúde e de avaliação de ações de saúde baseados nas estatísticas vitais serão abordados. Serão discutidos interesses e experiências de alunos de graduação e pós-graduação em Saúde Coletiva e profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde focando a interdisciplinaridade do campo da Saúde Coletiva com a finalidade de realização de um trabalho sobre o tema a ser desenvolvido durante o curso. Adicionalmente, se pretende introduzir noções básicas de manuseio da informação, construção e análise de indicadores saúde e de avaliação de ações de saúde. Estão previstas palestras com profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde e pesquisadores com expertise em Estatísticas Vitais e Sistemas de Informações, discussão de textos selecionados e aulas práticas em laboratório de informática para manuseio e análise dos dados. A avaliação do corpo discente considerará a participação nas atividades propostas e o trabalho prático. Será realizada uma avaliação do curso para exposição das limitações e pontos positivos e para sugestões visando o aprimoramento do mesmo.
Palavras-chave
   estatisticas vitais, mortalidade, nascimentos, sistemas de informação em saúde, indicadores de saúde
Público-Alvo
  Alunos de Graduação em Saúde Coletiva do IESC (7 VAGAS) Alunos de pós-graduação lato e stricto sensu do IESC (2 vagas) Profissionais da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (11 vagas).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   graduação@iesc.ufrj.br (discentes de graduação) residencia@iesc.ufrj.br (discentes Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) pgsaudecoletivaufrj@iesc.ufrj.br (discentes de pós-graduação) pkale@iesc.ufrj.br (profissionais de saúde)
«« Voltar