«« Voltar
Curso de Educação à Distância: Princípios e Aplicações do Radar Meteorológico - 2ª edição
Protocolo do SIGProj:   274571.1484.220691.30052017
De:31/07/2017  à  30/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Hugo Abi Karam
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IGEO - Instituto de Geociências
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta é oferecer um curso de extensão na modalidade de ensino à distância EAD intitulado: 'Princípios e Aplicações do Radar Meteorológico', endereçado aos professores do ensino médio, estudantes de graduação e de pós-graduação em ciências exatas e áreas afins, profissionais técnicos e responsáveis dos centros operacionais de previsão do tempo, centros gestão de emergências e riscos naturais e à Defesa Civil. A internet e ambientes virtuais de aprendizado serão utilizados a implementação, disponibilização dos materiais didáticos e suporte do curso online. Usando a Internet é possível realizar de forma efetiva a comunicação entre estudantes e instrutor do curso, assim como acessar de forma simplificada os conteúdos preparados. A integralização do curso tem duração prevista de 6 meses, durante o qual os estudantes receberão orientação para realização de uma série de atividade programadas, que incluem: leituras, estudos de conteúdo, exercícios resolvidos, solução de exercícios propostos etc. As avaliações online serão periódicas baseadas na realização de exercícios e atividades de pesquisa na internet. A participação de estudantes de graduação e pós-graduação será estimulada. Estudantes que tenham residência na Região Metropolitana do Rio de Janeiro deverão participar de uma avaliação final presencial.
Palavras-chave
   Radar meteorológico, Hidrometeorologia, Ciências Atmosféricas, Riscos naturais, Bacias hidrográficas
Público-Alvo
  1) Professores do ensino médio das ciências exatas; 2) Professores do ensino superior buscando atualização;; 3) Estudantes da graduação das ciências exatas, ciências da Terra e afins, com conhecimentos de cálculo diferencial e integral e física universitária; 4) Pós-graduandos em ciências atmosféricas e áreas afins; 5) Meteorologistas que trabalham em centros operacionais de previsão e gestão ambiental interessados em uma atualização nas questões associadas ao ciclo hidrológico, previsão hidrometeorológica e nowcasting; 6) profissionais e técnicos em análise de riscos ambientais hidrometeorológicos; 7) Membros da Defesa Civil formados em ciências exatas, matemáticas e da Terra que busquem atualização sobre is fenômenos atmosféricos como observados pelo radar meteorológico, principalmente em aplicações para gestão de fenômenos atmosféricos de risco associados ao ciclo da água na atmosfera e superfície.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Prof. Hugo Abi Karam Departamento de Meteorologia - Instituto de Geociências - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Athos da Silveira Ramos, 274, Bloco G1, sala G1-009 Cidade Universitária - Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ Brasil, CEP: 21941-916 E-mail: hugo@igeo.ufrj.br
«« Voltar