«« Voltar
Observatório de Atenção Permanente ao Uso de Agrotóxicos – Portal de Informações Interligadas sobre Agrotóxicos e seus Efeitos sobre a Saúde e Meio Ambiente
Protocolo do SIGProj:   274474.1484.131252.31052017
De:16/09/2017  à  15/09/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Maria Luiza Machado Campos
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IM - Instituto da Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  O Brasil é o líder do ranking mundial de consumo de agrotóxicos. A campanha Permanente COntra o uso de Agrotóxicos, envolvendo diversas instituições, visa combater a utilização de agrotóxicos e a ação de suas empresas (produtoras e comercializadoras), explicitando as contradições geradas pelo modelo de produção imposto pelo agronegócio. Propõe também um modelo alternativo de produção de alimentos, que não prejudica o meio ambiente, os trabalhadores e nem os consumidores. No contexto da Campanha, verificou-se a disponibilidade na internet de uma grande quantidade de dados relacionados ao uso de agrotóxicos e aos danos causados por eles. No entanto, esses dados encontram-se dispersos e desconectados. Além disso, os participantes da Campanha sentem a necessidade de um espaço que possa reunir as informações novas geradas por pesquisadores, militantes de movimentos sociais e agricultores, de modo que essa informação seja útil para as ações da Campanha. Assim, este projeto, iniciado em 2012, tem por objetivo a manutenção e expansão do Observatório de Atenção Permanente ao Uso de Agrotóxicos, constituído por um Portal de Informações contendo diversos recursos na forma de dados abertos, que possa responder a este anseio da comunidade de pesquisadores e defensores da Campanha. (http://dados.contraosagrotoxicos.org/). Nesta fase, será dada prioridade à publicação de dados abertos interligados, transformando-se datasets de outras fontes (já disponíveis localmente) em dados abertos interligados na forma de triplas RDF (mais fácilmente interligáveis com outras fontes)
Palavras-chave
   dados abertos interligados, agrotóxicos, agroecologia
Público-Alvo
  Público em geral, mais especificamente organizações governamentais e não-governamentais relacionadas ao tema de agroecologia, assim como pesquisadores e pessoas interessados neste tema, além de trabalhadores e militantes no setor da agroecologia. Claramente os números colocados são estimativas de acesso e uso do Portal do Observatório, produto principal do projeto.
Situação
  Atividade
Contato
   contato: mluiza@ufrj.br link no portal do OBservatório: greco.ppgi.ufrj.br/dkan
«« Voltar