«« Voltar
Biologia de Artrópodes Vetores
Protocolo do SIGProj:   274147.1484.79684.31052017
De:31/08/2017  à  29/09/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Jorge Luiz da Cunha Moraes
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  NUPEM - Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé
Resumo da Ação de Extensão
  As doenças transmitidas por vetores são atualmente um problema mundial que representam 17% das doenças infecciosas causando mais de 1 milhão de mortes anualmente. Os vetores são em sua maioria artrópodes (mosquitos, flebotomíneos, barbeiros, moscas, piolhos e carrapatos). As principais doenças são Dengue, Zika, Chikungunya, Febre Amarela, Malária, Leishmanioses, doença de Chagas, Filariose Linfática, Febre maculosa e babesiose. O controle de vetores é uma das principais estratégias recomendadas pela OMS para prevenção dessas doenças. Apesar da urgência na execução de estratégias efetivas para o controle do vetor, as mesmas têm se tornado ineficazes devido a resistência dos insetos aos inseticidas, fatores ambientais (temperatura, umidade) e sociais (urbanização desordenada), bem como a falta de tratamento adequado e de vacinas. O estudo desses vetores torna-se uma área emergente no cenário da ciência e da tecnologia. Para a difusão científica das descobertas a respeito dos artrópodes vetores foi criado o Curso de Biologia de Artrópodes Vetores (CBAV). As edições anteriores ocorreram com grande sucesso com participação de 144 alunos do Brasil todo, bem como alunos de outros países (Argentina e Colômbia). Na presente proposta, que ocorrerá de 18 a 29 de setembro de 2017, na UFRJ-Macaé, o evento contará com aulas teóricas e práticas, seminários e grupos de discussão. As aulas serão ministradas por um ou mais pesquisadores do Brasil e Exterior. Algumas aulas estão disponíveis online no blog do CBAV e no canal TIC Macaé (Tecnologia da Informação e Comunicação) do YouTube, destinando a divulgação de Eventos Acadêmicos/Científicos para toda a comunidade.
Palavras-chave
   Artrópodes, Controle, doenças e Vetores
Público-Alvo
  O público-alvo concentra-se em alunos de pós graduação (mestrado e doutorado), bem como profissionais da área de saúde e membros da equipe do Centro de Zoonoses da cidade de Macaé e Região. O curso possui inscrição e limite de inscritos para as aulas práticas. No entanto, as palestras serão abertas a todo o público, não havendo necessidade de inscrição prévia.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Pelo Blog: http://cbav-inct-em.blogspot.com.br/2017/ Cartazes fixados em diferentes locais: NUPEM, Polo Universitário, outras Instituições de Ensino Superior.
«« Voltar