«« Voltar
Visitas Virtuais ao Experimento ATLAS do LHC no CERN: Uma Imersão dos Alunos de Ensino Médio e Tecnológico em Física de Altas Energias e Tecnologias Associadas
Protocolo do SIGProj:   273980.1484.227945.31052017
De:30/06/2017  à  30/12/2018
 
Coordenador-Extensionista
  José Manoel de Seixas
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CT - Centro de Tecnologia
Unidade de Origem
  COPPE - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto visa utilizar as informações coletadas pelo maior detetor (ATLAS) da experiência LHC (Large Hadron Collider), realizada no CERN (Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear, Suíça), para estimular o interesse de estudantes de ensino médio e tecnológico pela física e tecnologias associadas a esse experimento e atualizar os seus conteúdos de física moderna e dos seus professores. A colaboração ATLAS é composta por cerca de 5.000 pesquisadores e corresponde a um esforço cooperativo de 172 instituições de pesquisa de 38 países. O Brasil participa do ATLAS desde a sua concepção, a partir de 1988. A utilização do ATLAS para estimular estudantes no Brasil se apoia no grupo de pesquisadores de língua portuguesa que participam do ATLAS, quer seja do grupo ATLAS-Brazil Cluster, com pesquisadores que participam da Colaboração ATLAS por meio de instituições brasileiras, ou por brasileiros participantes através de instituições estrangeiras, bem como pesquisadores portugueses e africanos que participam do ATLAS e têm interesse nesta interação com estudantes brasileiros. Utilizam-se visitas virtuais com uma conversa direta dos alunos com os pesquisadores que se encontram no CERN, precedida pela visitação ao nicho ATLAS da exposição Exploradores do Conhecimento na COPPE e por palestra expositiva sobre a Física de Altas Energias e a Origem do Universo. O projeto dá sequência a uma iniciativa apoiada pela FAPERJ desde 2011. A via experimental, interativa e multidisciplinar do projeto representa um estímulo vigoroso para aumentar o interesse do alunado nas engenharias e ciências exatas e naturais e aperfeiçoar o conhecimento dos professores.
Palavras-chave
   Divulgação Cientifica, Experimento ATLAS, CERN, origem do universo, Melhoria do Ensino.
Público-Alvo
  Alunos e professores de diferentes escolas de ensino fundamental, médio e tecnológico. As escolas a serem atendidas se inscrevem por um formulário Web num dado período de inscrição, segundo a agenda disponibilizada para a visita virtual. Escolas ligadas ao projeto apoiado pela FAPERJ, no Edital de Melhoria do Ensino, têm prioridade, sendo estas CEFET, Colégio Pedro II, CAP-UFRJ, Institutos Federais de Educação e Colégio Estadual Marechal Zenóbio da Costa. Alunos, funcionários e pesquisadores da UFRJ e de demais instituições de ensino e da população em geral também são atendidos em edições semestrais, quando se realizam visitações virtuais abertas à comunidade.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   seixas@lps.ufrj.br 3938 - 8205
«« Voltar