USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DE FÍSICA: O SENSOR ULTRASSÔNICO E O “ARDUINO” COMO ALTERNATIVA PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO EM LABORATÓRIOS DIDÁTICOS.
Protocolo do SIGProj: 273386.1479.46428.21052017
De:31/07/2017 à 31/07/2018
Instituição
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
O uso de tecnologias digitais nos cursos de Licenciatura faz-se necessário para que os futuros professores possam interiorizar seus procedimentos, finalidades e métodos. Isto se justiça considerando que o ensino de Física é motivo constante de preocupação de inúmeros educadores e objeto de pesquisas que abordam vários enfoques. Entre esses enfoques estão a utilização didática do computador, que aos poucos vem sendo introduzido nas salas de aula e laboratórios como uma ferramenta adicional às aulas tradicionais. Construir um aparato experimental utilizando a placa Arduino como alternativa para o estudo do movimento em aulas de laboratório didático de Física.
Palavras-chave
ensino de ciências, tecnologia digital, Arduino
Público-Alvo
Situação
Atividade
Contato