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Qualidade do Ar: “Tempo de Aprender em Clima de Ensinar
Protocolo do SIGProj:   273360.1484.244483.31052017
De:14/08/2017  à  13/08/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Luiz Francisco Pires Guimarães Maia
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IGEO - Instituto de Geociências
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto visa discutir com alunos e professores de escola de ensino fundamental as diferenças e relações entre 'tempo', 'clima' e “qualidade do ar”, através da vivência das variações das condições da atmosfera no dia a dia (o tempo) e mostrando os resultados dos estudos que revelam a persistência e as variações das características da atmosfera e da Qualidade do Ar ao logo dos anos e décadas (o clima). Percebe-se que é marcante o interesse de todos pelos fenômenos extremos do tempo, como tempestades de verão, tornados, furacões e frentes frias intensas e do Ar que respiramos. Além disso, já é reconhecido que o aporte sistemático na atmosfera de gases e partículas de origem antropogênica, que causam danos aos seres vivos e às propriedades (poluentes) ou que modificam o balanço de radiação do planeta (gases do efeito estufa), têm alterado a constituição básica da atmosfera, com consequências para o clima do planeta. Conhecer os fenômenos extremos, explicar as variações e mudanças climáticas, entender como as previsões do tempo e do clima são feitas e como os poluentes do ar podem afetar a saúde humana são os principais objetivos deste projeto de apoio à melhoria do ensino em escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro.
Palavras-chave
   Educação ambiental, qualidade do ar, tempo, clima
Público-Alvo
  Escola de educação fundamental do Rio de Janeiro.
Situação
  Atividade SEM RELATÓRIO
Contato
  
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