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A educação das meninas Guarani nas reduções jesuíticas do Paraguai (1607 - 1767)
Protocolo do SIGProj:   273254.1479.283567.20052017
De:31/07/2017  à  30/07/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Silvino Areco
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPNV - Câmpus de Naviraí
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  A pesquisa está vinculada ao projeto de pesquisa: GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR DE MATO GROSSO DO SUL, sob a coordenação da Dr.ª Josiane Peres Gonçalves da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Naviraí. O objetivo geral da pesquisa é contextualizar historicamente e delimitar o período de investigação (1549-1767). Naquela conjuntura a Companhia de Jesus foi designada pela coroa espanhola para a conversão dos gentios. Os jesuítas agruparam os indígenas em povoados, que foi denominada de reduções. Neste local os religiosos eram os administradores, sendo responsáveis pela catequese, pela produção econômica e pela educação dos neófitos. De acordo com Peramás (2004), naquele contexto histórico, a educação das meninas da etnia Guarani era diferenciada em relação aos meninos. Buscaremos desvelar quais eram essas diferenças. A pesquisa será baseada na coleta de dados a partir de fontes primárias e secundárias, os dados coletados serão processados e as análises serão efetivadas a partir do enfoque teórico e metodológico materialista do social histórico. Neste sentido, a pesquisa proposta pode dar uma grande contribuição para a compreensão relações sociais de sexo, divisão sexual do trabalho e o processo educativo na gênese do processo colonizador.
Palavras-chave
   Educação, Gênero, Companhia de Jesus, Etnia, Guarani
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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