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Como a polinização e os polinizadores são abordados nos livros didáticos para o Ensino Fundamental?
Protocolo do SIGProj:   273104.1479.211759.26052017
De:31/07/2017  à  31/07/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Rodrigo Pires Dallacqua
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INBIO - Instituto de Biociências
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  O livro didático é um importante, e muitas vezes único, material de apoio pedagógico para os professores. No entanto, é insuficiente para abordagem completa dos conteúdos. Nas Ciências Naturais isto é particularmente preocupante, pois diversos processos como a polinização - um processo ecológico chave e de grande importância econômica - é muitas vezes tratada de maneira restrita à ilustração da reprodução sexual das plantas, sem contextualizar seu papel na preservação ambiental. Pensando nisto, o presente projeto propõe uma revisão dos livros didáticos de Ciências para o Ensino Fundamental utilizados nas escolas públicas de Campo Grande/MS. Uma vez que as abelhas são os principais insetos polinizadores e suas populações vem sofrendo crescente declínio, em função da redução de seus habitats naturais, especial atenção será voltada para a detecção de conteúdos que enfoquem sua preservação e seu uso racional na agricultura. Com isso, pretende-se sugerir novas estratégias de avaliação para seleção dos livros, utilizando parâmetros do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para detecção de incorreções de linguagem, de conteúdo e das ilustrações. Serão ainda sugeridas atividades complementares, para que o professor disponha de novas ferramentas para contextualização da importância da preservação ambiental através do conhecimento e conservação dos polinizadores.
Palavras-chave
   Educação Ambiental, polinizadores, abelhas
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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