«« Voltar
Capacitação em Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem
Protocolo do SIGProj:   273056.1400.185278.25082017
De:14/04/2017  à  11/09/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Renata Andrade de Medeiros Moreira
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUP - Campus de Palmas
Unidade de Origem
  NUTRI - NUTRIÇÃO
Resumo da Ação de Extensão
  Os processos de ensino-aprendizagem têm sido discutidos uma vez que as Diretrizes Curriculares para profissionais de saúde busca a construção de currículos propostos que incluam perfil acadêmico e profissional com competências, habilidades e conteúdos, dentro de perspectivas e abordagens de formação capazes de atuar com qualidade, eficiência e resolutividade no SUS. Para isso é necessário romper com as metodologias tradicionais com processo de ensino-aprendizagem de reprodução de conhecimento, fragmentado e reducionista, que busca a eficiência técnica, valorizando a atenção curativa, individualizada e unicausal da doença, com ensino dissociado do serviço e das reais necessidades do sistema de saúde vigente. Portanto, tem-se como desafio a perspectiva de se desenvolver a autonomia individual associado com o coletivo, de forma a desencadear uma visão do todo, além de possibilitar a construção de redes de mudanças sociais, com expansão da consciência individual e coletiva, por meio de métodos inovadores, que admitam uma prática pedagógica ética, crítica, reflexiva e transformadora, ultrapassando os limites do treinamento técnico, para alcançar a formação do homem como um ser histórico, inscrito na dialética da ação-reflexão-ação, dentro das perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Para isso, faz-se necessário promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério, com mecanismos facilitadores de acesso e permanência da formação de docentes, em busca de mudar suas práticas pedagógicas, aproximando a realidade social e motivando docentes e discentes a tecerem novas redes de conhecimentos, com visão crítica e reflexiva.
Palavras-chave
   Metodologias Ativas, Formação de profissionais, Sistema Único de Saúde, Método de Ensino-Aprendizagem
Público-Alvo
  Docentes dos Cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Educação Física da Universidade Federal do Tocantins, coordenadores do Pet Saúde Gradua SUS e da Especialização de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, Secretaria Municipal de Saúde de Palmas e Universidade Federal do Tocantins. Discentes dos Cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição da Universidade Federal do Tocantins, e discentes participantes do Pet Saúde Gradua SUS.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   nutricao@uft.edu.br
«« Voltar