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A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO INTEGRADO EM MEIO AMBIENTE (Cópia) 06-04-2017 (Cópia) 15-05-2017
Protocolo do SIGProj:   272165.1484.222913.15052017
De:29/06/2017  à  29/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Marianna Zattar Barra Ribeiro
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCJE - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Unidade de Origem
  FACC - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Resumo da Ação de Extensão
  O Projeto é uma ação processual e contínua de extensão universitária de caráter educativo, social, cultural e tecnológico, e tem como objetivo a promoção à competência em informação no acesso e no uso às fontes de informação científicas a partir da compreensão da sua utilização no contexto da iniciação científica. Trata-se de um processo que foca no aprendizado baseado em recursos informacionais, levando ao uso consciente e crítico da informação desde a identificação da necessidade de informação até o uso da informação na produção acadêmica. A proposta está vinculada no programa articulado “Educação Pública, Formação Permanente e Educação Popular” na medida em que tem como objetivo promover o desenvolvimento da educação pública tanto em nível médio (Colégio) quanto universitário (UFRJ). As diretrizes desta proposta contemplam: a) a interação dialógica entre a comunidade da universidade e a comunidade do Colégio; b) a interdisciplinaridade com a ampliação dos limites disciplinares da Biblioteconomia e da Biologia no contexto da pesquisa científica sobre Meio Ambiente; c) a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão na medida em que conjuga as dimensões para a formação de pessoas, geração de conhecimento e articulação com a comunidade; d) o impacto na formação do estudante e social estão pautados nas vivências, experiências e oportunidades dos profissionais bibliotecários sob a perspectiva da atuação social.
Palavras-chave
   Competência em informação, Comportamento informação, Recuperação da informação, Meio ambiente, Ensino médio.
Público-Alvo
  Trata-se de uma proposta que tem como público-alvo os alunos do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação que tenham cursado ou estejam cursando a disciplina de “Competência em Informação” (disciplina obrigatória ofertada no 6º período da graduação). A população externa deste projeto é composta por alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Pedro II, localizado à cidade do Rio de Janeiro e o público-alvo contempla os alunos do curso integrado em Meio Ambiente em iniciação científica no Colégio Pedro II do Campus São Cristóvão II, que participam do Projeto “Identificação de espécies arbóreo-arbustivas ocorrentes no Horto Botânico do Colégio Pedro II” dos professores Luiz Gustavo Vargas Salgado e Fábio de França Moreira e do Projeto “Coleta, Montagem e Identificação da Entomofauna do Horto do Colégio Pedro II” do professor Luiz Gustavo Vargas Salgado.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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