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Ensino de Botânica na Escola de Educação Infantil: criação de subsídios pedagógicos para o entendimento das plantas como parte do mundo vivo
Protocolo do SIGProj:   271924.1484.264083.31052017
De:31/08/2017  à  30/12/2019
 
Coordenador-Extensionista
  Dulce Mantuano
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IB - Instituto de Biologia
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto realiza a capacitação de professores para a inclusão do assunto 'plantas' no tema Meio Ambiente no programa pedagógico do Ensino de Educação Infantil (3-6 anos). Durante esta fase do aprendizado o aluno toma conhecimento da sua individualidade e do mundo que o cerca. A exploração da percepção do que define o 'vivo' é feita através dos vegetais, por serem estes organismos ausentes de movimento e cognição simples. As atividades procuram desenvolver a observação da criança e o questionamento de seus conceitos, usando para isso a observação continuado através dos dias e o princípio do teste de hipóteses. O público-alvo são professores de escolas que atendem crianças no ensino de educação infantil. A meta é criar subsídios pedagógicos para o ensino de botânica durante a abordagem de compreensão do mundo, já nos primeiro anos de escolarização, de modo a cultivar o sentimento de pertencimento e proteção à natureza.
Palavras-chave
   Educação Infantil, plantas, mundo vivo, botânica
Público-Alvo
  1. Alunos da Educação Infantil de 3-6 anos de idade. os escolare serão atendidos em instituições públicas de ensino, bem como em instituições privadas. 2. Professores de Educação Infantil ( na medida em que ao participarem da proposta se tornem capacitados à abordar o tema em futuros projetos pedagógicos desenvolvidos).
Situação
  Atividade SEM RELATÓRIO
Contato
   Divulgação junto aso Sócios da Sociedade Botânica do Brasil. Divulgação na lista de professores integrantes da Rede Pública
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