«« Voltar
A escrita acadêmico-científica de alunos ingressantes no curso de Letras da UFMS: intervenção textual, retextualização e autoria
Protocolo do SIGProj:   271834.1479.148859.22052017
De:31/07/2017  à  30/07/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Elaine de Moraes Santos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAALC - Faculdade de Artes, Letras e Comunicação
Unidade de Origem
  CPQ - Comissão Setorial de Pesquisa
Resumo da Ação de Extensão
  Com o aumento do acesso ao ensino superior no Brasil e a crescente necessidade de internacionalização das universidades, instituições de ensino, órgãos de fomentos e grupos de pesquisa têm se concentrado em inserir os ingressantes na ordem discursiva da ciência para a produção de textos acadêmicos em línguas materna e estrangeira. Nesse contexto, o objetivo deste plano de trabalho, embasado na Análise do Discurso francesa, é analisar como alunos do primeiro ano de Letras da UFMS mobilizam as intervenções docentes e os conhecimentos prévios na produção e retextualização do gênero resumo, enquanto prática discursiva acadêmico-científica. Adotando metodologia qualitativo-interpretativista, serão analisados 200 resumos elaborados em 2016 na disciplina Leitura e Produção de Textos Científicos I. Das especificidades da escrita acadêmica, a pesquisa cruzará as intervenções docentes e o processo de retextualização da segunda versão entregue pelos alunos, mapeando recursos empregados e resultados obtidos. A hipótese é a de que o exercício da função autor nesses textos constrói-se na apropriação do estilo discursivo do texto-base, deixando aflorar a posição de sujeitos ainda rarefeitos à escrita do ensino médio. Entre os resultados esperados, estão a superação das coerções escolares que engessam a escrita e a adoção da intervenção como metodologia de letramento acadêmico.
Palavras-chave
   intervenção docente, ordem discursiva o, escrita acadêmica, rextextualização, autoria
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar