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Professores em Formação: a Educação Ambiental em uma Abordagem Transdisciplinar
Protocolo do SIGProj:   271722.1484.131107.31052017
De:30/05/2017  à  29/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Vânia Nunes Morgado
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  CAp - Colégio de Aplicação
Resumo da Ação de Extensão
  O curso busca discutir novas práticas em Educação Ambiental no contexto das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, nas diversas modalidades de ensino, em uma abordagem transdisciplinar, com foco no diálogo entre os múltiplos saberes, na diversidade cultural e na valorização da cidadania. Sua concepção e estrutura parte da experiência adquirida nos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos desde 2009/2011 pelo Setor Curricular de Geografia do Colégio de Aplicação (CAp)/UFRJ em parceria com o Núcleo de Estudos do Quaternário & Tecnógeno (NEQUAT)-IGEO/UFRJ, que têm atuado na rede municipal de Volta Redonda (Projeto Águas no Planejamento Municipal - Médio Vale do Rio Paraíba do Sul) e Teresópolis (Projeto Águas no Planejamento Municipal – Região Serrana do Rio de Janeiro) ao longo dos últimos 9/6 anos. O curso busca, assim, dar continuidade ao processo de construção coletiva de conhecimentos ligados às temáticas ambientais com professores de diferentes áreas e segmentos de ensino, estimulando o diálogo entre estas redes e ampliando o seu alcance, ao incorporar professores de outras redes públicas municipais do estado do Rio de Janeiro. Insere-se, deste modo, nas 4 vertentes de ação dos projetos citados: a) a reflexão permanente sobre o ensino nas escolas; b) a formação continuada do profissional de educação; c) a construção coletiva de conhecimentos sobre o ambiente local; d) a participação da sociedade na gestão e no planejamento ambiental.
Palavras-chave
   formação de professores, educação ambiental, transdisciplinaridade, práticas pedagógicas
Público-Alvo
  Professores(as) das redes públicas de ensino dos municípios de Volta Redonda, Teresópolis, Niterói e Rio de Janeiro. Dentro das vagas destinadas a cada uma das redes, serão priorizadas as unidades escolares com as quais há parceria através de projetos de extensão desenvolvidos no Colégio de Aplicação da UFRJ e no IGEO/UFRJ, destacando-se: a) em Volta Redonda, as Escolas Municipais Rubens Machado, José Juarez Antunes, Paulo VI e Tocantins, entre outras. b) em Teresópolis, a Escola Municipal Fazenda Alpina e a Escola Municipal Pedro Torres; c) na rede municipal do Rio de Janeiro, professores(as) e /ou coordenadores(as) ligados ao Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   www.igeo.ufrj.br Telefones de contato: 3938-9461
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