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GÊNERO E SEXUALIDADES: INTERSECCIONANDO SABERES, FAZERES E PODERES PARA INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO
Protocolo do SIGProj:   271309.1484.74678.15052017
De:01/08/2017  à  24/11/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Mônica Pereira dos Santos
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  FE - Faculdade de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O Núcleo de Estudos sobre Sexualidades, Identidades, Diferenças e Inclusão (NESEI) faz parte do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e tem por objetivo a discussão, esclarecimento, reflexão e promoção de ações referentes a temas que envolvem as questões de gênero e diversidade sexual na escola, tendo em vista os pilares da dialética inclusão/exclusão. A criação deste grupo originou-se das demandas surgidas no LaPEADE, a partir do curso de extensão “Inclusão em Educação: Gênero e Homossexualidade em Discussão”, realizado em 2008, com mais duas edições em 2012 e 2013, que pretendia a reflexão e a desconstrução de estereótipos e preconceitos, por meio do desenvolvimento de culturas, políticas e práticas de inclusão (BOOTH & AINSCOW, 2011). Em 2015, o NESEI realizou uma nova edição do curso de extensão, intitulado “Inclusão em Educação: Gênero e Diversidade Sexual em Discussão”, incorporando os estudos e reflexões realizados ao longo dos anos anteriores, com o intuito de ampliar a formação continuada dos professores e pesquisadores participantes do curso e o foco da homossexualidade para as sexualidades. Metodologicamente, temos utilizado a pesquisa colaborativa e a técnica de grupos focais, além do levantamento de pesquisas e produções bibliográficas mais recentes sobre o tema. Em vista disso, este projeto pretende investigar de que forma a manifestação das sexualidades e das questões de gênero está presente no imaginário das instituições públicas de ensino.
Palavras-chave
   Gênero, Sexualidades, Inclusão em Educação, Interseccionalidades, Relações de Poder
Público-Alvo
  Acesso gratuito ao curso destinado ao público externo, isto é, aos professores e membros de equipes gestoras de escolas públicas da educação básica do Município e do Estado do Rio de Janeiro.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   www.lapeade.com.br
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