«« Voltar
Plurilinguismo e política de línguas no território brasileiro
Protocolo do SIGProj:   271298.1484.283401.12052017
De:16/08/2017  à  04/10/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Tania ConceiÇÃo Clemente de Souza
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FL - Faculdade de Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Nosso trabalho tem por objetivo trazer à tona a constituição do universo de línguas que se desenha atualmente no Brasil, buscando entender esse desenho a partir de uma política de línguas. O trajeto teórico que permeia as discussões está calcado na Análise de Discurso, fundada por Pêcheux, dentre outros. Apesar de no Brasil serem faladas mais de 250 línguas, considerando-se as línguas indígenas e as línguas de imigração, juridicamente, através de decretos e leis, somente duas são as línguas oficiais do país: o português e, bem recentemente, a língua de sinais brasileira, LIBRAS (lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002). A postura do Estado nacional com relação a uma política linguística tem sido a de impor, historicamente, o monolinguismo. O que, de imediato, nosso trabalho busca focar, porém, é a questão em torno das várias e numerosas línguas de herança que vêm sendo faladas no Rio de Janeiro, a partir da presença não só de índios e imigrantes, mas também da presença de refugiados oriundos de vários continentes. Em que medida nesse plano se prevê uma política linguística? Em que medida o Estado ignora, ou não, todos os entraves oriundos de uma imposição de uma língua única, quando não se tem como meta uma integração – e não apenas um acolhimento – na e pelas línguas? Essas são questões da ordem do discurso que discutiremos ao longo do curso.
Palavras-chave
   Plurilinguismo, monolinguismo, política linguística, política de língua
Público-Alvo
  O curso é destinado a alunos universitários, sobretudo a licenciandos, cuja formação deve abranger conhecimentos sobre a diversidade linguística no território brasileiro. Também se destina a professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, uma vez que o conteúdo abordado neste curso terá reflexo direto na formação básica.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   tania.clemente@mn.ufrj.br
«« Voltar