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EPELLE Encontros de Professores Para estudos de Letramento, Leitur e Escrita
Protocolo do SIGProj:   271245.1484.128433.31052017
De:01/08/2017  à  19/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Ludmila Thomé de Andrade
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  FE - Faculdade de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Os Encontros de Professores Para Estudos de Letramento, Leitura e Escrita - EPELLE - ocorrem desde 2011, foram iniciados a partir de uma ação de pesquisa financiada pelo OBEDUC (CAPES/INEP). Acabado o financiamento, permanecemos com tal espaço de encontros docentes, onde se produzem discussões, estudos aprofundados teóricos e intensas reflexões sobre as práticas pedagógicas de professores da educação básica, nas escolas das redes públicas do Rio de Janeiro e adjacentes.São estimuladas as apresentações de práticas pedagógicas relatadas aos pares (sob forma oral, mas também com suportes escritos, materiais e visuais elaborados). Estas apresentações desencadeiam processos de escrita docente, pois os relatos valorosos pouco a pouco transformam-se em artigos. Não se consideram os textos docentes pelos parâmetros de artigos científicos, mas desejamos formatos que comuniquem o entretecimento possível entre teorias educacionais e linguísticas que se focalizem sobre práticas. Criamos este curso, espaço central, de onde brotam as inovações relatadas e as práticas são postas em diálogo, criticadas entre formadores e pares professores, e refeitas pelos autores professores. A fila de candidatos professores que já estiveram em períodos anteriores, além dos novos que chegam agora, constitui uma enorme demanda por este curso, para o qual se certifica em função da participação assídua, computando-se o número de horas frequentado e a obrigatoriedade de escritas solicitadas semanalmente, que vão ganhando forma de artigos com vistas à publicação. Nosso papel de formadores vem se alçando à posição de editores, i.e., escolhendo e auxiliando aconselhadamente a que as escritas docentes ganhem espaços inovadores no campo educacional.
Palavras-chave
   Formação Continuada, Alfabetização, Escrita Docente
Público-Alvo
  Professores alfabetizadores de redes públicas do município do Rio de Janeiro, mas também de municípios vizinhos, que normalmente têm possibilidade de chegar a tempo, depois de um dia de trabalho.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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