«« Voltar
Correlações entre Raça e Empregabilidade – Fortalecendo Coletivos do Movimento Negro no Enfrentamento das Desigualdades Sociais.
Protocolo do SIGProj:   271173.1484.131092.30052017
De:30/06/2017  à  29/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Marina Silva Paez
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IM - Instituto da Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta está consubstanciada no suporte metodológico, técnico e institucional que será realizado por docentes e estudantes do Instituto de Matemática da UFRJ, em parceria com integrantes da ONG BEM TV, que coordena o Projeto Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra, constituído de 36 organizações e coletivos do movimento negro e ou de juventudes, com o apoio financeiro da União Europeia. O conjunto de ações que serão realizadas no âmbito do projeto visa fortalecer militantes e profissionais de coletivos e organizações não governamentais, ligados ao movimento negro em Niterói e São Gonçalo. Esses atores estão cotidianamente envolvidos na luta por condições mais igualitárias de acesso de jovens negros ao mundo do trabalho. A proposta responde à demanda apresentada à equipe técnica do projeto por esse grupo, que busca qualificar seu discurso e sua ação política. A concepção da proposta foi idealizada em parceria pelo grupo supracitado e pela equipe técnica do projeto vinculada ao Instituto de Matemática da UFRJ. Cabe ressaltar que as oficinas que serão realizadas no âmbito da proposta serão constituídas dos seguintes tópicos: leitura, análise de dados estatísticos, identificação de dados confiáveis, correlações entre racismo e empregabilidade. Como desdobramentos das oficinas serão promovidos encontros e seminários de sensibilização voltados para profissionais e técnicos de gestão de serviços públicos municipais. Cabe destacar como elemento constitutivo importante que os integrantes do movimento negro – formados pela UFRJ - exercerão o papel de protagonistas em todas atividades supracitadas, possibilitando-os a atuarem politicamente de forma propositiva.
Palavras-chave
   Racismo, Empregabilidade, Desigualdade Social
Público-Alvo
  Os beneficiários diretos do projeto são cerca de 1000 jovens militantes e 100 técnicos ligados a organizações e coletivos do movimento negro de Niterói e São Gonçalo, organizados em torno da Frente Papa Goiaba de Promoção dos Direitos da Juventude Negra. Estes serão envolvidos a partir de quatro turmas de uma oficina de formação e de quatro encontros formativos. O objetivo é fortalecer o discurso e os argumentos desses jovens e profissionais em suas ações de incidência política, na defesa dos direitos da juventude negra nos dois municípios. A ação também viabilizará a realização de dois seminários de sensibilização sobre racismo institucional, voltados para técnicos de serviços públicos municipais num total de 100 profissionais diretamente envolvidos. Além disso, serão convidados para os seminários técnicos e profissionais de outras ONGs dos dois municípios. Os beneficiários indiretos constituem a população jovem e negra dos municípios de Niterói e São Gonçalo (358.704 indivíduos, segundo o Censo 2010).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar