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PROJETO DE EXTENSÃO: Politicas Públicas, Movimentos Sociais e Identidade Social: debatendo raça e gênero na escola
Protocolo do SIGProj:   271153.1484.139362.29052017
De:29/06/2017  à  29/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  José Jairo Vieira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  FE - Faculdade de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta de projeto de extensão intitulado “movimentos Sociais, politicas públicas e identidade social: debatendo raça e gênero”, tem como coordenador o professor doutor José Jairo Vieira e traz como objetivo desenvolver ações de extensão e pesquisa envolvendo debates, sensibilização e empoderamento de alunos do ensino básico nas temáticas de raça e gênero, além de analisar suas representações e percepções com relação à desigualdade e diversidade envolvendo as temáticas em questão. A proposta esta baseada em três eixos de intervenção e análise – raça, gênero e corpo – onde serão abordados temas como raça e educação, ações afirmativas, sexualidade, Teoria Queer, anorexia, bullying, homofobia, padrões estéticos, dentre outros. Para a abordagem de tais temas temáticas, os principais autores utilizados são Pierre Bourdieu, Michael Foucault, Carlos Hasenbalg, Antônio Sérgio Guimarães, Judith Barthes, Joan Scott, Guacira Louro e Anthony Guiddens. Pautada numa perspectiva interdisciplinar, a metodologia de trabalho esta baseada tanto na realização de oficina 15 oficinas temáticas na Escola Municipal Irã, no bairro de Irajá, quanto na realização de grupos focais e coletados dados através de entrevista e questionários.
Palavras-chave
   movimento social, politicas públicas, identidade social, raça, gênero
Público-Alvo
  Este projeto de extensão terá como objeto os alunos de ensino básico de uma escola municipal ocorreu pela compreensão de que é justamente na escola a escola configurasse como um local onde são detectada diversas situações de reprodução de desigualdade, exclusão e discriminação e violência simbólica e que para, além disso, os alunos tendem a multiplicar esse conhecimento, debate e sensibilização para outros grupos da sociedade, como a família e demais pessoas que eles tenham contato o seu dia a dia. Além disso, a produção de conhecimento sobre suas percepções e visões é muito importante para a universidade, sobretudo, para a formação do graduando de diversas áreas. A Escola Municipal Irã, fica no subúrbio do Rio de Janeiro, no bairro de Irajá. Rua São Leonardo, 47. CEP: 21231-070. O Bairro do Irajá faz limite com os seguintes bairros Vila Kosmos, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vista Alegre e Colégio. Fica relativamente próximo ao Campus da UFRJ, ilha do Fundão, o acesso ao bairro e ao colégio pode ser feito rapidamente de metro, linha 2 e ônibus. Com isso o aluno extensionista irá adequar facilmente a sua rotina acadêmica, no campus, aos trabalhos de desenvolvidos no Projeto na Escola Irá. A Escola conta com uma infraestrutura adequada para a realização das atividades da oficina. Tem quadra, biblioteca, sala de informática, Datashow, etc. (Anexo 08) Realizamos duas reuniões com a Escola Municipal Irã, nela expusemos as ações do projeto de extensão e solicitamos a concordância da escola com a realização das atividades de extensão e pesquisa previstas. A escola concordou com todas as ações e assinou um termo de concordância. (Anexo 09). Para melhor visualização da escola, estamos anexando uma série de fotos do espaço e estrutura da Escola, feitas na última reunião com a direção da mesma. (Anexo 14)
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   jairo.vieira@uol.com.br
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