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Educação Financeira no Ensino Médio e Ensino Técnico (Cópia) 08-05-2017
Protocolo do SIGProj:   270952.1484.245320.08052017
De:30/06/2017  à  30/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Ary Vieira Barradas
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCJE - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Unidade de Origem
  IE - Instituto de Economia
Resumo da Ação de Extensão
  O comportamento do jovem é resultado das diferentes relações sociais e econômicas que estabelece durante a vida. Nos últimos anos, observam-se mudanças estruturais profundas nessas relações. Especificamente, no campo social, a maior inserção da tecnologia no cotidiano, a ascensão da mulher no mercado de trabalho, que reorganizou as relações familiares, e a intensificação das estratégias agressivas de publicidade expuseram os jovens a uma nova realidade de consumo. No campo econômico, os mercados financeiros tornaram-se complexos e alvos de críticas em função da sua instabilidade estrutural. Faz-se necessário, portanto, fornecer ao jovem conteúdo de qualidade sobre educação financeira, capacitando-os a lidar com o mercado de bens, serviços e crédito. Em paralelo, deve-se buscar uma formação integral que seja capaz de tornar o jovem um consumidor crítico, visando o aumento do seu bem-estar e da manutenção dos nossos recursos naturais. Para alcançar esse objetivo, o presente estudo busca descrever o processo de aplicação de um curso de educação financeira para jovens do ensino médio e técnico no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. O estudo inspirou-se na metodologia elaborada pela OCDE que analisa três dimensões financeiras: conhecimento, comportamento e atitude. Com base nesses critérios, avaliações quantitativas serão realizadas no início e no final do curso com a finalidade de obter resultados mensuráveis quanto à mudança comportamental desses jovens.
Palavras-chave
   Educação - Financeira - Matemática
Público-Alvo
  O público alvo desse projeto será o jovem que está entre a fase de adolescência até o início da fase adulta (15 a 19 anos), estudantes do ensino técnico profissionalizante de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, sem especificidade quanto a gênero, classe social ou etnia.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Wallace de Anchieta Marques (wallace.amarques11@gmail.com) Marden Nilton Rodrigues (marden.rodnew@hotmail.com)
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