«« Voltar
Aprender a lavar as mãos previne doenças
Protocolo do SIGProj:   270289.1484.227099.15052017
De:31/07/2017  à  29/07/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Bernadete Teixeira Ferreira Carvalho
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IMPPG - Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto visa divulgar a técnica correta de lavagem de mãos e a importância desse hábito no dia-a-dia de crianças que frequentam o ambulatório do hospital infantil da UFRJ e suas famílias. Através de questionário iremos obter informações sobre a atividade de lavagem de mãos das crianças e de seus responsáveis. Em seguida, estes lavarão as mãos e através do uso prévio de um composto que fluoresce sob a luz negra comprovaremos se a técnica foi realizada corretamente. Demonstraremos em placas contendo meio de cultivo o crescimento de microrganismos originários de mãos antes e após a lavagem, e de superfícies de contato com as mãos, como maçanetas, utensílios e brinquedos. Em seguida, o público-alvo receberá informações sobre a técnica correta para realizar a lavagem de mãos e sobre a importância do seu uso diário na prevenção de infecções veiculadas pelas mãos. As crianças e seus responsáveis terão a oportunidade de entrar em contato com o mundo dos microrganismos e realizar uma série de atividades que demonstram a presença destes seres microscópicos em suas mãos, como também entender que a sua eliminação diária é um fator importante na prevenção de doenças. O projeto possui também como objetivos o estímulo à educação sanitária da população e a difusão do conhecimento sobre a microbiologia. Para nossos alunos e professores, o projeto estimula a reflexões profundas sobre questões sociais de nosso país, e um reconhecimento do papel deste profissional (futuros enfermeiros e microbiologistas) como veículo transformador da realidade através da difusão do conhecimento.
Palavras-chave
   Microbiologia, Lavagem de mãos, Prevenção de doenças, Educação sanitária
Público-Alvo
  O público -alvo serão pacientes que frequentam o ambulatório do Hospital de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da UFRJ e seus responsáveis. Estes residem em diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro e se deslocam até este hospital para atendimento; o projeto também contará com a ação de alunos de graduação dos cursos de Bacharelado em Enfermagem e Obstetrícia e Bacharelado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia da UFRJ que ao serem treinados previamente pelos professores envolvidos no projeto para realizarem o atendimento dos pacientes e seus responsáveis, levam o conhecimento posteriormente para suas vidas profissionais, se tornando também alvo deste projeto.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   Os alunos que desejarem participar do projeto de extensão poderão se inscrever para o processo seletivo através de contato com o e-mail da coordenadora do projeto, professora Bernadete Teixeira Ferreira Carvalho (bernadete@micro.ufrj.br). Para os alunos do curso de Enfermagem e Obstetrícia é necessário terem cursado e sido aprovados na disciplina Microbiologia e Imunologia para a Enfermagem (IMW239). Os alunos do curso de bacharelado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia podem se inscrever no projeto após aprovação na disciplina Treinamento Científico I (IMW102).
«« Voltar