Elaboração e Aplicação de Materiais Didáticos de Espanhol para Falantes de Português Brasileiro
Protocolo do SIGProj: 269893.1554.218374.22112017
De:09/01/2018 à 09/01/2019
Instituição
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
FL - Faculdade de Letras
Resumo da Ação de Extensão
O projeto didático tem como objetivo central a formação crítica de monitores, alunos do curso de Licenciatura em Letras: Português-Espanhol da Faculdade de Letras da UFRJ, com o intuito de ampliar sua formação, despertando neles as questões que vão enfrentar na sua prática docente e capacitando-os para a produção e aplicação de materiais didáticos. Essa formação será desenvolvida em duas fases numa perspectiva tanto teórica quanto prática.
O marco referencial da linguística textual foi escolhido porque traz questões que problematizam o processo de aquisição de uma língua, tanto materna quanto estrangeira, e que possibilitam questionar os métodos tradicionais de ensino/aprendizagem. Outro ponto fundamental são os questionamentos atuais propostos pela Linguística Aplicada que tendem a situar historicamente o sujeito e suas práticas de linguagem, através de uma perspectiva que dialoga com outras áreas do conhecimento.
Na primeira fase, os monitores se dedicarão a leituras críticas e a produção de materiais, e sua avaliação, para o ensino de espanhol para brasileiros. A segunda fase está dedicada à aplicação do material produzido e à reflexão sobre este processo.
Esta ação se configura como um projeto que tem como finalidade estabelecer parcerias para sua aplicação ampliando, assim, sua área de atuação.
A interface entre a Linguística Textual e a Linguística Aplicada e a preocupação de apresentar um programa que aborda questões de cidadania e de inclusão social corroboram o que especificam as Diretrizes Curriculares do MEC e se alinham a projetos, como o da escola bilíngue, em vigor no município do Rio de Janeiro.
Palavras-chave
Espanhol para brasileiros, Linguística Textual, Linguística Aplicada, Produção e aplicação de materiais didáticos
Público-Alvo
Como o projeto prevê palestras/oficinas durante o processo de preparação do material didático e turmas experimentais, na segunda etapa, para a aplicação do material elaborado, estima-se que o projeto contará com a participação de um público diversificado.
Na primeira etapa, o projeto terá a participação de:
a. monitores do projeto, em todas as atividades;
b. monitores do projeto CLAC, alunos de outras universidades, professores da rede municipal e estadual nas atividades das palestras/oficinas.
Na segunda etapa, as turmas experimentais formadas na Faculdade de Letras da UFRJ e na escola pública parceira (com quem estamos em negociações) terão como público-alvo:
a. estudantes, professores e funcionários do ensino fundamental e médio de instituições públicas;
b. estudantes, professores e funcionários do ensino superior tanto de outras universidades quanto da UFRJ;
c. pessoas da comunidade externa à UFRJ.
O foco recairá num público sem contato prévio com um curso formal de língua espanhola.
Situação
Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
Secretaria do Departamento de Letras Neolatinas da
Faculdade de Letras - UFRJ
Endereço: Av. Horácio Macedo, 2151 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, 21941-917
Telefone: 3938-9798