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A ARTE NO LIXO
Protocolo do SIGProj:   269781.1484.219682.30052017
De:29/06/2017  à  29/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Jussara Lopes de Miranda
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IQ - Instituto de Química
Resumo da Ação de Extensão
  A questão dos resíduos é um problema ambiental preocupante que necessita de atenção e deve ser objeto de trabalho da educação ambiental nas escolas (LAYARGUES, 2002). A educação ambiental não deve, porém, ser restrita a um mero processo de transmissão de conhecimentos e informações, mas, deve e precisa se tornar abrangente e motivadora do desenvolvimento do pensar crítico e da reflexão no processo formativo a ponto de provocar inquietações acerca das questões ambientais e consequentemente, mudanças de atitude. No Brasi,l a educação ambiental no ensino médio está prevista atualmente para ser abordada como um tema transversal e interdisciplinar, que deve permear todas as disciplinas dos currículos escolares, seja em âmbito dos espaços formais ou não formais de ensino (MELO, 2007, p.8). Dentre as questões ambientais prementes à nossa sociedade atual, destacaremos, neste projeto, a temática do lixo e o seu impacto segundo as abordagens ambiental, ecológica, social, econômica e histórico-geográfica, no âmbito da educação ambiental crítica. As atividades do projeto serão divididas em três linhas básicas, a saber: 1) a realização de um projeto pedagógico inter e transdisciplinar sobre a temática lixo urbano e sociedade com docentes do ensino médio de diferentes disciplinas; 2) elaboração e desenvolvimento de atividades para a participação efetiva de discentes do ensino médio em diferentes oficinas e 3) apresentação de palestras (feita pelos coordenadores e docentes) e dos resultados do projeto (a ser feita pelos discentes participantes) para a comunidade escolar e do bairro.
Palavras-chave
   educação ambienta, lixo urbano, inter e transdisciplinaridade
Público-Alvo
  O público alvo do projeto abrange três níveis de ação através da participação de: 1) docentes do nível médio de ensino de diferentes disciplinas; 2) discentes do primeiro e segundo ano do ensino médio; 3) da comunidade escolar e do bairro de Jardim Primavera, localizado no município de Duque de Caxias.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
  
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