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O lúdico na sala de aula: jogos didáticos para o Ensino Fundamental II e Médio na rede pública de Macaé e Região
Protocolo do SIGProj:   269759.1484.77235.03052017
De:29/06/2017  à  29/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Cherrine Kelce Pires
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  Macaé - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira
Unidade de Origem
  univ - Polo Universitário
Resumo da Ação de Extensão
  Educar ludicamente tem extrema importância e está presente em todos os segmentos da vida, desenvolvendo inúmeras funções cognitivas e sociais. A proposta de desenvolver e inserir as atividades lúdicas no ensino está na necessidade de encontrar alternativas de abordar os conceitos de uma forma mais atrativa e de fácil compreensão para os alunos. Desta maneira, os conteúdos curriculares tornam-se interessantes e divertidos. Assim, este trabalho tem como principal objetivo elaborar, confeccionar, avaliar e divulgar nas escolas e eventos científicos os jogos didáticos, que abordam vários conceitos de diferentes disciplinas para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio da rede pública de Macaé e região. Além do foco pedagógico, tem-se também a preocupação ambiental, através da qual são utilizados materiais reciclados, reutilizados e outros na confecção, como por exemplo: papel A4 100% reciclado e madeira reflorestada. Os jogos confeccionados são levados as escolas para a aplicação e avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos antes e posteriores aos jogos. Para a avaliação, um questionário é entregue ao professor e dois são entregues aos discentes: um antes da aplicação dos jogos e outro ao final, buscando saber se eles possuem um conhecimento prévio do conceito apresentado, assim como avaliar o que foi aprendido após a aplicação das atividades. Contudo, espera-se que os jogos sejam uma alternativa para atuar como um elemento facilitador no processo ensino-aprendizagem, além de favorecer a socialização entre os alunos, gerando interações significativas entre o meio acadêmico universitário, escolas e sociedade, contribuindo para a formação de multiplicadores capacitados.
Palavras-chave
   jogos lúdicos, ensino de ciências, ensino-aprendizagem, socialização
Público-Alvo
  O público alvo será o mais diverso, incluindo público interno da Universidade e externos (alunos do Fundamental II e Ensino Médio, alunos de graduação da UFRJ-Campus Macaé e professores das escolas e da UFRJ).
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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