«« Voltar
Órgana: línguas instrumentais para Filosofia
Protocolo do SIGProj:   269736.1484.227041.15052017
De:18/07/2017  à  07/12/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Carlos Henrique Barbosa Buck
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade de Origem
  IFCS - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Resumo da Ação de Extensão
  O curso está vinculado ao 'Programa de Educação Popular', e tem por objetivo suprir uma demanda interna e externa à universidade com relação ao ensino de línguas fundamentais para o estudo da filosofia e áreas afins. Tais idiomas são: o grego, o latim, o alemão e o francês. Objetiva-se facilitar o estudo das línguas citadas, algumas delas de difícil acesso - seja pelo alto valor dos cursos, seja pela baixa oferta - a um público ampliado, integrando ações de alunos de graduação e pós-graduação a organizações da sociedade civil, a movimentos sociais e a instituições escolares públicas de 2º grau, visando, por conseguinte, a democratização do acesso não só à educação e às instituições acadêmicas, como também às ações e realizações de instituições sociais, políticas e culturais que exigem conhecimentos das línguas citadas para a devida integração e aproveitamento. A proposta do curso tem por base o estudo das línguas citadas por meio de textos de conteúdo filosófico, cuja leitura será intercalada com explicações de cunho gramatical, sempre acompanhadas de reflexões filosóficas e históricas que transitam entre léxico e contexto pelo viés do próprio texto. Tais reflexões serão realizadas sob uma perspectiva construtivista, possibilitando uma interação dialógica e integrativa entre professores e alunos. Conteúdos e meios de ensino incorporarão as diferentes realidades tornando a aprendizagem mais significativa e dinâmica. A equipe é integrada por professores e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Filosofia e de Letras Clássicas.
Palavras-chave
   línguas instrumentais para filosofia, grego, latim, alemão, francês
Público-Alvo
  O público-alvo tem três subdivisões: a) Alunos e professores de cursos de graduação e pós-graduação das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, especialmente de cursos da área de ciências humanas e sociais, que necessitem em seus estudos de aprendizado e aperfeiçoamento das línguas oferecidas (grego, latim, alemão e francês). b) Pesquisadores e membros de Organizações Não Governamentais e de Instituições da sociedade civil cujos estudos e atividades de intervenção social estejam relacionados ao desenvolvimento das ciências humanas e sociais. c) População em geral interessada no aprendizado das línguas citadas.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Carlos Buck: carloshenriquebuck@gmail.com Contato telefônico: - Carlos Buck (99623-3820) - Laboratório OUSIA (2507-3688 - 4ª e 5ª à tarde)
«« Voltar