«« Voltar
II Colóquio do PALEP e II EAPERJ - Encontro de Estudantes de Alemão da Escola Pública do RJ
Protocolo do SIGProj:   269672.1484.131355.31052017
De:20/09/2017  à  20/09/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Mergenfel Andromergena Vaz Ferreira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  FL - Faculdade de Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Os eventos I Colóquio do PALEP- Projeto Aulas de Línguas em Espaços Públicos, e I EAPERJ - Encontro de Estudantes de Alemão da Escola Pública do RJ, aconteceram respectivamente em outubro de 2012 e julho de 2015. O I Colóquio do PALEP se caracterizou pela expressiva participação dos estudantes da Faculdade de Letras da UFRJ, não só através da presença no dia do evento, mas também em sua organização. O evento também contou com a presença de alunos e alunas das escolas públicas parceiras do Projeto. Da mesma forma, o I EAPERJ contou com ampla participação de professores/as, estudantes e alunos/as, além de ter promovido, entre outras atividades, a participação de alunos e alunas em apresentações teatrais e musicais durante o evento. A reunião dos dois eventos em uma única jornada que acontecerá no dia 21 de set. de 2017 se deve à similaridade de objetivos dos mesmos, sendo eles: (1) o encontro de estudantes e professores/as de alemão como língua adicional, com vistas à promoção da discussão sobre aspectos ligados, principalmente, à importância do aprendizado da língua/ cultura adicional na formação de alunos e alunas; (2) a promoção de discussões que contemplem o desenvolvimento de materiais alternativos para o ensino das línguas adicionais, assim como sobre novas abordagens e metodologias; (3) o debate sobre diferentes questões que envolvem os processos de ensinar e aprender línguas adicionais.
Palavras-chave
   ensino de línguas adicionais, cultura, formação, escola pública
Público-Alvo
  O evento busca reunir estudantes dos cursos de Letras, Português-Alemão, de bacharelado ou licenciatura; professores e interessados na formação inicial e continuada de professores de línguas adicionais; alunos e alunas de escolas públicas do Rio de Janeiro que aprendem ou têm interesse em aprender o alemão como língua adicional. Este encontro será amplamente divulgado dentre as escolas que oferecem ou já ofereceram cursos de alemão ao seu corpo discente, principalmente, as escolas parceiras dos projetos PALEP - Projeto Aulas de Línguas em Espaços Públicos (UFRJ), OLEE - Oficina de Línguas em Escolas Públicas (UERJ) e FID- Für Immer Deutsch (UFF).
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   E-Mail: projetopalep@gmail.com Facebook: https://www.facebook.com/PROJETOPALEP/ Site do evento encontra-se 'em construção'.
«« Voltar