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A interdisciplinaridade na Educação de pessoas surdas: Estratégias de materiais didático-pedagógicos como ferramentas de inclusão educacional/social de educandos surdos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de Macaé
Protocolo do SIGProj:   269611.1484.247494.08052017
De:29/06/2017  à  29/06/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Cristiane Regina Silva Dantas
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  Macaé - Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira
Unidade de Origem
  univ - Polo Universitário
Resumo da Ação de Extensão
  A Educação de pessoas surdas esteve por muito tempo seguindo um modelo médico de reabilitação em que o ensino das disciplinas curriculares ficavam muitas vezes em segundo plano, pois a preocupação principal que se manteve por décadas após o Congresso de Milão em 1880 era a de oralizar os alunos surdos para que fossem vistos como cidadãos pela sociedade, e para alcance de tal objetivo a língua de sinais era vista como prejudicial. Fato este que provocou um grande atraso na Educação de pessoas surdas, pois com o aprendizado dos conteúdos curriculares a segundo plano, os mesmos ficaram em defasagem curricular. Atualmente, a língua brasileira de sinais - LIBRAS já é reconhecida e regulamentada por Lei (Lei Nº 10.436/2002 e Decreto Nº 5.626/2005) e a política atual na Educação de Surdos é a da Inclusão e Bilinguismo. Tais propostas são ainda novas e ações têm sido feitas para que as mesmas se efetivem aos poucos. E, como forma de contribuir com a Educação de pessoas surdas é que este projeto se fundamenta e se sustenta, com estratégias de se produzir materiais didático- pedagógicos que contribuam na escolarização desses educandos.
Palavras-chave
   materiais didático- pedagógicos, educação de surdos, interdisciplinaridade
Público-Alvo
  O público alvo inclui alunos surdos e deficientes auditivos da Educação básica de Macaé, e de alunos de graduação do Pólo Universitário do Campus UFRJ-Macaé, além de professores que atuam com alunos surdos e com deficiência auditiva.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
  
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