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Corpo Humano em ação: praticar para melhor compreender o seu funcionamento.
Protocolo do SIGProj:   269580.1484.130194.30052017
De:29/06/2017  à  29/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Cintia Monteiro de Barros
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  NUPEM - Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé
Resumo da Ação de Extensão
  A Fundação Brasileira para o desenvolvimento do ensino da Ciência estimula o emprego do método experimental no ensino das ciências, rompendo com o ensino dessa mesma área sob bases livrescas. Segundo eles, o trabalho em laboratório desenvolve nos alunos uma permanente atitude de indagação, observação e crítica, procurando tornar os alunos capazes de aplicar “por iniciativa própria, o método científico a novos problemas”, sendo mais importante do que dar-lhes informações específicas sobre determinados temas. Desta forma, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio serão desenvolvidas visitas guiadas ao anatômico. Além disso, serão realizados experimentos científicos sobre o metabolismo e funcionamento do corpo humano. Estas abordagens ocorrerão através de demonstrações e indagações práticas com intuito de auxiliar em uma melhor compreensão do funcionamento do organismo, promovendo uma maior utilização e abrangência do conhecimento científico contido na Universidade para a comunidade. Atualmente, o ensino de ciências nas escolas é realizado com base em aulas teóricas devido a não disponibilidade, condições estruturais e financeiras para a realização de aulas práticas. Assim, a realização de visitações guiadas ao anatômico, bem como, a prática experimental contendo questões sobre os diferentes mecanismos anatômicos, bioquímicos e fisiológicos do corpo humano poderão auxiliar os alunos na concretização, adequação e aprendizado dos conceitos teóricos estudados, além de servir aos professores como ferramenta de apoio complementar às respectivas aulas.
Palavras-chave
   ensino-aprendizagem, aulas práticas, morfofisiologia
Público-Alvo
  Alunos e professores do ensino fundamental e médio da região Norte-fluminense.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   Setor de Extensão - NUPEM/ UFRJ
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