«« Voltar
Informação para o público e profissionais de saúde que utilizam a radiação ionizante sobre os riscos e benefícios da mesma (Cópia) 24-04-2017
Protocolo do SIGProj:   269576.1484.268956.15052017
De:31/07/2017  à  29/06/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Odair Dias Gonçalves
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IF - Instituto de Física
Resumo da Ação de Extensão
  Em todos os processos que se utilizam da radiação ionizante na medicina (radiologia, medicina nuclear, radioterapia) ocorre a irradiação desejada dos pacientes (radiação planejada) e pode ocorrer a indesejada, tanto dos pacientes como eventualmente de profissionais da saúde. Por mais que estas instituições envidem esforços para cumprir devidamente seu papel, as medidas de proteção, infelizmente nem sempre seguidas ou inspecionadas devidamente, apresentam um elo claramente fraco que pode acarretar riscos significantes: a falte de informações claras e compreensíveis sobre os efeitos, tanto negativos (riscos) como positivos (benefícios), da exposição. Isto se deve a diversos fatores, desde o baixo nível de educação de técnicos e pacientes até a falta de educação específica adequada nas escolas de profissionais da saúde, tanto médicos como técnicos. A área constitui objeto de estudo específico em diversos países. No Brasil existem diversos trabalhos sobre os riscos associados às prática, mas praticamente nada sobre Informação e Comunicação. Quanto ao material de divulgação propriamente dito, existem alguns panfletos informativos, mas em geral são iniciativas das próprias clínicas, mas em geral a informação é de baixa qualidade ou pouco esclarecedoras. Devido à especificidade de cada procedimento médico e do público usuário, existe a necessidade de uma variedade de material de informação que cubra essas especificidades, assim como avaliações dos efeitos da distribuição deste material. Estes são os objetivos de nosso projeto.
Palavras-chave
   Radiação ionizante, Física Médica, Radiologia, Medicina Nuclear, Radioterapia
Público-Alvo
  O público alvo é composto por usuários, médicos e técnicos de laboratórios, clínicas e hospitais públicos (municipal, estadual, federal) ou privados que ofereçam procedimentos diagnósticos ou terapêuticos que utilizem radiação ionizante.
Situação
  Atividade COM RELATORIO PARCIAL
Contato
   Odair Dias Gonçalves odair@if.ufrj.br
«« Voltar