«« Voltar
Valorização dos familiares e dos acompanhantes do portador de doença crônica do fígado: uma abordagem holística, através do diálogo, para prevenção de suas complicações
Protocolo do SIGProj:   267947.1443.263138.06042017
De:04/05/2017  à  04/05/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Guilherme Ferreira da Motta Rezende
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  FM - Faculdade de Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  Medidas preventivas e, eventualmente, curativas, podem evitar que surjam complicações graves das doenças crônicas do fígado, como a cirrose e o hepatocarcinoma. A participação plena de familiares e acompanhantes no cuidado destes pacientes é fundamental e depende de estímulo e orientação adequados. O Ambulatório Multidisciplinar de Hepatologia é um espaço desenvolvido para atendimento a portadores de doenças do fígado por estudantes dos últimos anos dos cursos de Medicina e de Nutrição, sob supervisão presencial de professores das respectivas unidades acadêmicas. É um dos raros cenários dos ambulatórios do HUCFF voltados prioritariamente para a graduação, onde estudantes têm oportunidade de desenvolver suas habilidades práticas, priorizando o aprendizado e a qualidade sobre a quantidade de atendimentos. Ao fim do turno, cada caso é discutido coletivamente e são apresentadas pelos próprios estudantes revisões sobre as diversas doenças hepáticas, de modo a integrar as atividades de Ensino e Assistência. Neste projeto, ao final de cada consulta, os estudantes debaterão por cerca de 15 minutos com familiares e acompanhantes do paciente sobre sua doença, em uma linguagem dialógica e interativa. Serão destacados os cuidados relativos e a forma como podem contribuir para os mesmos, esclarecendo-se dúvidas eventuais, sempre respeitando-se a intimidade do indivíduo. Pretende-se, desta forma, associar a atividade de Extensão ao ensino prático-teórico, no contexto do cuidado ao doente, valorizando-se o papel daqueles que participam efetivamente da vida social do mesmo. As atividades desenvolvidas serão avaliadas nas consultas subsequentes, utilizando-se parâmetros qualitativos e quantitativos e os resultados serão oportunamente divulgados.
Palavras-chave
   Familiar, Acompanhante, Cuidado, Doença, Fígado
Público-Alvo
  O público alvo serão os familiares e acompanhantes de pacientes portadores de doenças crônicas do fígado atendidos no Ambulatório Multidisciplinar de Hepatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, aqui incluídos como outros.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Guilherme Rezende - tel 999976292
«« Voltar