«« Voltar
A construção de “planos populares” como estratégia de resistência aos projetos urbanos hegemônicos (Cópia) 05-04-2017
Protocolo do SIGProj:   267779.1443.126350.06042017
De:04/05/2017  à  04/05/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Alex Ferreira Magalhãea
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCJE - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Unidade de Origem
  IPPUR - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto visa proporcionar a interação entre universidade e movimentos populares na construção de planos e projetos de desenvolvimento e regulação territorial que expressem os interesses e a perspectiva das organizações sociais de base a respeito do território, envolvendo questões como: para que ele serve? A quem ele deve atender? O que ele deve proporcionar? Como deve ser gerido? Envolve, também, o processo de acompanhamento popular da elaboração / revisão de planos oficiais elaborados por órgãos públicos, a fim de favorecer a intervenção dos movimentos sociais nos processos institucionais de planejamento urbano. Como foco, ou recorte, do projeto privilegiam-se dois casos, em escalas distintas: o dos planos diretores (escala municipal) e o dos projetos de regularização fundiária (escala local ou comunitária).
Palavras-chave
   Direito à Cidade, Estatuto da Cidade, Plano Diretor, Regularização Fundiária
Público-Alvo
  1. População moradora nos 15 municípios abrangidos pelo projeto (relacionados na seção 1.2, item: Abrangência), especialmente aquela envolvida na revisão dos planos diretores, integrante ou não de movimentos sociais, comunitários, etc. 2. População residente em comunidades de baixa renda nas quais estejam sendo articulados planos e projetos populares de regularização fundiária, de urbanização e/ou de elaboração da legislação urbanística local, e que busquem apoio da UFRJ para a elaboração desses planos e projetos, bem como para ações de advocacy junto ao poder público no sentido de reconhece-los e aplica-los.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Docentes Coordenadores do Projeto
«« Voltar