«« Voltar
Assessoria Técnica Educacional Meio Ambiente e Barragens (ATEMAB)
Protocolo do SIGProj:   267631.1443.102059.06042017
De:04/05/2017  à  04/05/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Carlos Bernardo Vainer
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCJE - Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Unidade de Origem
  IPPUR - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Resumo da Ação de Extensão
  A construção de grandes barragens tem provocado enormes transformações sociais e ambientais. Nos últimos 20 anos, em todas as regiões do Brasil, surgiram movimentos sociais que organizam as populações atingidas por estes empreendimentos para resistir aos deslocamentos compulsórios e defender seus direitos, lutam por justas compensações e contra a deterioração de suas condições de vida e do meio ambiente. A Assessoria Técnica e Educacional Meio Ambiente e Barragens (ATEMAB) é uma atividade de extensão universitária que oferece às populações atingidas por barragens apoio em diversas áreas. Estas se dividem em: Pesquisa, Assessoria Educacional e Consultoria Técnica. 1) Pesquisa - Esta atividade tem sido realizada através do Observatório Sócio-Ambiental de Barragens (OSAB). O Observatório constitui-se um banco de dados online que registra, organiza e disponibiliza informações sobre o Setor Elétrico brasileiro, barragens e complexos hidrelétricos. 2) Assessoria Educacional - A Assessoria tem como objetivo a produção de material didático e o planejamento de cursos voltados à formação de lideranças, nas áreas de desenvolvimento regional, política energética e de recursos hídricos, legislação ambiental, entre outros temas. O Curso Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo faz parte da Assessoria Educacional. 3) Consultoria Técnica - presta assessoria as populações atingidas por barragens através da produção de pareceres técnicos sobre legislação na área de recursos hídricos, meio ambiente, licitações e concessão de serviços de geração, transmissão e distribuição de recursos hídricos.
Palavras-chave
   MEIO AMBIENTE, CONFLITOS, BARRAGENS
Público-Alvo
  Movimentos sociais; Associações e organizações da sociedade civil; Acadêmicos; estudantes; Gestores públicos de todas as esferas. Este público se refere aos alunos do Curso Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Em relação ao público referente as atividades do Observatório Sócio-Ambiental de Barragens (OSAB), este não é possível dimensionar. O Observatório possui público indeterminado, uma vez que constitui em um banco de dados online. Este permite o acesso de qualquer pessoa interessada nas temáticas apresentadas no site.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   As atividades do ATEMAB são divulgadas no sitem (http://www.ettern.ippur.ufrj.br/extensao). A pesquisa referente as barragens brasileiras encontra-se disponível no site do Observatório Sócio-Ambiental (http://www.observabarragem.ippur.ufrj.br/). O novo site do Observatório deveria ter sido lançado no ano passado, mas devido a problemas técnicos, será inaugurado no mês de abril.
«« Voltar