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Evolução Humana na sala de aula: construindo materiais didáticos para a rede pública de ensino
Protocolo do SIGProj:   267539.1443.102203.05042017
De:04/05/2017  à  04/05/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Silvia Barreiros dos Reis
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  FCC - Forum de Ciência e Cultura
Unidade de Origem
  MN - Museu Nacional
Resumo da Ação de Extensão
  O tema Evolução Humana é de grande interesse do público, para além da investigação científica, estando presente na literatura, no cinema e em diversas questões no imaginário social. Além de instigante, é também campo de conflitos em meio às diferentes formas de produção de conhecimento e visões de mundo. Assim, torna-se necessário estabelecer diálogo com professores que trabalham com o ensino de Evolução Humana, e temas correlatos, na rede pública de ensino básico, a fim de potencializar o diálogo com o público discente e a sociedade. Para tanto, propomos a construção de materiais didáticos sobre Evolução Humana que promovam a interação com as questões trabalhadas e o diálogo entre pares discentes, docentes e a sociedade, segundo as demandas e questões apresentadas atualmente pelos próprios professores da rede pública. Um dos grandes desafios é desmistificar a Evolução Humana e visão de evolução unidirecional, baseada em progresso, valorativa, localizando populações diferentes em uma hierarquia social de melhor e pior, avançado e primitivo. Nesse sentido, ainda encontramos perspectivas racistas impregnadas no imaginário social que colorem a abordagem em relação a questões de Evolução Humana. Dessa forma, objetivamos auxiliar professores da rede pública de ensino, entendendo-os como multiplicadores fundamentais, a fim de promover um debate sadio sobre Evolução Humana.
Palavras-chave
   Evolução Humana, divulgação científica, multiplicadores
Público-Alvo
  Como ação de divulgação científica e apoio às atividades de ensino, o público alvo principal são os multiplicadores das áreas de Biologia, Sociologia e História, professores da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro (Ensino Fundamental e Médio), além do público visitante do Museu Nacional.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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