«« Voltar
Conhecer para preservar um programa de educação e meio ambiente para professores, estudantes e profissionais das áreas de educação e meio ambiente do Município de Macaé e entorno –RJ.
Protocolo do SIGProj:   267351.1443.36027.06042017
De:04/05/2017  à  04/05/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Deia Maria Ferreira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCS - Centro de Ciências da Saúde
Unidade de Origem
  IB - Instituto de Biologia
Resumo da Ação de Extensão
  Conhecer para preservar um programa de educação e meio ambiente para professores, estudantes e profissionais das áreas de educação e meio ambiente vem sendo desenvolvido desde 1997 por professores e estudantes do Instituto de Biologia e do NUPEM/UFRJ. As ações de extensão estão associadas às pesquisas desenvolvidas e se estruturam de uma forma dialógica, em ações de aprendizagem para alunos de graduação do IB/UFRJ e para alunos e professores da Educação Básica do estado do Rio de Janeiro. A metodologia consiste em planejar em conjunto com docentes envolvidos atividades sobre os ecossistemas litorâneos do RJ. O projeto é desenvolvido com alunos de graduação dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, integra a elaboração de um conjunto de materiais educativos, atividades e ações para o planejamento, desenvolvimento e execução de atividades com professores e estudantes da educação básica e exposições de divulgação científica. A produção de tais materiais e as atividades nas escolas constituem importantes elos de aproximação da universidade com a educação básica, provocando reflexões sobre a importância da preservação dos ecossistemas regionais. Neste contexto, propõe-se a continuidade das ações com a elaboração e desenvolvimento de materiais educativos e ações nas escolas sobre os ecossistemas da Mata Atlântica.
Palavras-chave
   ensino de ecologia, ensino de ciências, extensão, educação ambiental, formação continuada
Público-Alvo
  Público externo: - Professores alunos da educação básica dos municípios de Macaé, Carapebus, Quissamã, Casimiro de Abreu, e Rio de Janeiro em atividades discutindo os componentes dos ecossistemas costeiros e seus problemas ambientais, utilizando conhecimentos ecológicos e de gestão ambiental - Público escolar e geral: exposições científicas, onde um público escolar da educação básica, seus professores e o público em geral desenvolvem ações interativas em estande organizado pelo grupo proponente, após desenvolvimento de materiais educativos e de divulgação científica (jogos, dinâmicas, brincadeiras e folders) sobre os ecossistemas da Mata Atlântica. - Público interno: - Estudantes de graduação da UFRJ do curso de Ciências Biológicas e belas Artes desenvolvem durante os dois semestres as atividades para professores e os materiais educativos sobre os ecossistemas costeiros do estado do Rio de Janeiro.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Algumas escolas parceiras já foram contactadas em 2016 o projeto terá continuidade, outrs fazem parte do conjunto de escolas que são atendidas pelo NUPEM em atividades diversas. O Parque Municipal do Atalaia do Atalaia e a Escola Municipal Capitão da Fragata Didier Barbosa Vianna são parceiros desde 2016.
«« Voltar