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QUALIDADE DO AR EM AMBIENTES FECHADOS E ABERTOS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA
Protocolo do SIGProj:   266478.1443.218719.03042017
De:04/05/2017  à  04/05/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Celeste Yara dos Santos Siqueira
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CCMN - Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade de Origem
  IQ - Instituto de Química
Resumo da Ação de Extensão
  Este trabalho tem como objetivo estudar e divulgar sobre a Qualidade do Ar de Interiores (QAI) conduzida em diferentes tipos de ambientes fechados e abertos em escolas da rede pública na cidade do Rio de Janeiro através da coleta e analise do ar dentro e fora da escola a fim de obter dados epidemiológicos que permitam medidas publicas e educacionais à população através da difusão dos resultados obtidos pela mesma. Questionários serão preenchidos pelos alunos da escola com questões referentes a características demográficas, sociais, comportamentais e características da habitação nas residências. Um dos objetivos do questionário é levantar dados que possam ser correlacionados com a presença de sintomas respiratórios característicos de exposições a poluentes ambientais. Os resultados obtidos serão apresentados na forma de oficinas para a comunidade participante e demais interessado com o cunho educativo e social. Nessas oficinas será abordado o tema qualidade do ar de tal forma que a população envolvente se veja como um ser capaz de atuar de forma proativa na preservação ambiental. É importante que seja apresentada práticas ecologicamente corretas para incutir um maior discernimento a cerca do meio ambiente desde cedo.
Palavras-chave
   Ar, indoor, alergia, escolas, medidas publicas.
Público-Alvo
  Alunos do 2 grau da rede publica de ensino e professores das escolas participantes.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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