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ENSINANDO(-SE) A ENSINAR PRODUÇÃO TEXTUAL – UM DESAFIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA (Cópia) 29-03-2017
Protocolo do SIGProj:   266134.1386.164829.29032017
De:31/03/2017  à  10/08/2020
 
Coordenador-Extensionista
  Paula Biegelmeier Leão
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Feliz - Câmpus Feliz - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  O investimento na formação de professores é essencial para que se desenvolva uma educação formadora de cidadãos críticos, que possam ler e compreender o mundo contemporâneo para agirem dentro dele, empoderados pela consciência de seus direitos, deveres e potenciais. Entretanto, de acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), o cenário educacional apresenta “exigências para cujo atendimento os professores não foram, nem estão sendo preparados” (BRASIL, 2000). O presente projeto de pesquisa - através da criação e aplicação de um Projeto de Ensino e Aprendizagem de Leitura e Produção de Textos Dissertativos-argumentativos voltado a futuros professores, alunos do curso de Licenciatura em Letras do IFRS, Campus Feliz - visa à ampliação e ao aprofundamento das práticas letradas desses alunos, bem como sua preparação para a atuação em sala de aula em situação de docência de leitura e produção textual. A metodologia empregada envolverá o desenvolvimento de um programa de ensino de leitura e produção textual voltado a professores; a aplicação desse programa na disciplina de Leitura e Produção Textual (do curso de Licenciatura em Letras - IFRS, Campus Feliz); a criação de um projeto de extensão cujo público-alvo serão alunos provenientes de escolas públicas de Ensino Médio para que os alunos de Letras possam aplicar os conhecimentos adquiridos e multiplicá-los. Pretende-se estabelecer uma comparação entre o nível de letramento (especialmente acadêmico e literário) dos alunos de Licenciatura em Letras antes e depois do Projeto, para verificar se haverá aprimoramento de suas habilidades de interpretação e produção textual.
Palavras-chave
   linguística aplicada, formação de professores de Português, leitura e produção textual
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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